"Jamais esquecerei esses momentos"

Entrevista a Xenia Sheveleva, Campeã Europeia de Women’s Fitness Overall

28.05.2015

Medalha de ouro na categoria Overall e Women’s Bikini Fitness até 172 centímetros. Esperava terminar o Campeonato Europeu com dois primeiros lugares?

Como uma atleta ambiciosa, é claro que gostaria de ganhar todas as competições. Tento mostrar a minha melhor forma quando estou no palco. Mas é preciso reconhecer que a categoria Bikini Fitness é extremamente imprevisível. Às vezes, nem mesmo as concorrentes sabem o que os juízes querem ver, cada país tem as suas preferências internas. Tentei preparar-me ao mesmo tempo que analisava também a forma das ex-campeãs e vencedoras de competições importantes.

Para ser sincera, sonhava obter a medalha de ouro na minha categoria. Conhecia as minhas principais adversárias, mas nunca se tem a certeza uma vez que pode sempre aparecer uma nova e talentosa atleta. Quando o meu nome foi anunciado no fim da lista durante a entrega das medalhas, simplesmente não consegui conter as minhas emoções por mais tempo e chorei de alegria. O hino nacional russo também me tocou, enquanto lá estava estive a pensar no longo caminho que percorri para lá chegar.

Em seguida, houve as comparações para as medalhas absolutas. Saí do palco sem grande entusiasmo mas senti-me feliz. Depois, fiquei apenas à espera nos bastidores, a olhar para a minha medalha de ouro uma vez que não estava mesmo à espera de receber outra. Mas logo ouvi "Rússia" e senti um turbilhão de emoções ao aperceber-me de que tinha acabado de ganhar o fantástico Campeonato Europeu. Tocaram o meu hino mais uma vez. Jamais esquecerei esses momentos. Os anos de treino, as dietas, os quilómetros que corri enquanto controlava o meu relógio de pulso... no fim, tudo valeu a pena.

Que fatores principais acredita terem sido contributivos para a sua vitória e para estar à frente das outras participantes?

Não posso dizer que tenha uma parte do corpo saliente que possa definir como exemplo. Na verdade, tenho alguns músculos mais fracos que vou trabalhar arduamente para tentar melhorar. De maneira geral, considero a forma como a perfeição de um corpo inteiro e a minha maior prioridade é o desenvolvimento contínuo das proporções harmoniosas da minha forma. Basicamente, os juízes puderam responder a perguntas como esta e estou contente pelos meus requisitos de forma e os dos juízes desta vez terem coincidido.

Qual foi a parte da preparação mais difícil para si?

O processo de preparação não é fácil, não posso destacar uma parte em particular como tendo sido a mais difícil. Ao passo que as competições se aproximam, tomo cada vez mais responsabilidade pela minha dieta, descanso e intensidade do treino. Duas semanas antes de uma competição, tento fazer tudo "de acordo com as regras". Treino, nutrição, ingestão de vitaminas e outros suplementos são muito importantes quando se quer estar e sentir formidável entre os treinos pesados, assim como uma dieta rigorosa.

Que produtos BioTechUSA usou durante a sua preparação?

Sou muito sensível ao açúcar, por isso escolho produtos com o mínimo de ou sem hidratos de carbono. Após o treino uso Iso Whey ZERO com 100 % L-Glutamine. Antes dos treinos de força e cardio, tomo Amino Essentials, L-Carnitina e uma dose do Thermo Drine Pack. Durante o treino bebo Protein Fuel dissolvido em água. Com a comida normalmente tomo Amino Fuel e durante o dia tomo Daily Pack, H20 Q10, Arthro Guard Pack e Hyaluronic&Collagen.

Durante esse período, em Santa Susanna tudo se centra na indústria de fitness e musculação. Como era o ambiente lá? Como se sentiu durante esses quatro dias?
Adoro o ambiente de competição! Imagine como se fosse uma espécie de realidade paralela! É uma cidade costeira, onde se vê corpos perfeitos em quase por todo o lado, no ginásio, na rua, na praia e mais 150 atletas bronzeadas e na sua melhor forma. É Lindo! Um verdadeiro prazer estético!

Quanto tempo de descanso precisa após a competição? Quais são as suas novas metas para este ano?
Realmente não há tempo para descansar desta vez. Permiti-me comer um pouco de comida menos saudável no mesmo dia, é claro, mas não quero "chocar" muito o meu corpo. A Amateur Olympia começa no dia 12 de junho e gostaria de mostrar uma forma ainda melhor do que em Santa Susanna, porque nem eu nem o meu treinador estávamos 100% satisfeitos. A minha outra meta para este ano é o Campeonato Mundial em Budapeste entre 13 e 16 de novembro. Mas para além desses dois, vou definitivamente visitar vários outros.


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?