Os Efeitos da Subida de Temperatura na Saúde e Bem Estar

O clima mais quente derivado da entrada na Primavera pode ser o impulso saudável que necessitamos para melhorar a nossa qualidade de vida.
25.03.2016

Existem mais efeitos positivos de uma temperatura amena que o simples e saudável bronzeado. O calor e a luz do sol podem oferecer benefícios reais à nossa saúde, desde melhorias no coração e pulmões, a uma superior performance mental.

O clima mais quente derivado da entrada na Primavera pode ser o impulso saudável que necessitamos para melhorar a nossa qualidade de vida.

Com a chegada da Primavera chega uma melhor conjuntura atmosférica, mais calor, menos frio, menos vento e mais sol. A maior exposição solar aumenta os níveis de Vitamina D no corpo, o que pode ajudar a prevenir cancro, aumentar os níveis energéticos e manter os ossos fortes e saudáveis. A Vitamina D é uma das mais importantes vitaminas para o nosso corpo, sendo benéfica para o sistema imunitário, prevenção de cancros, construção e manutenção de ossos saudáveis, metabolismo e também saúde emocional.

Atendendo ao facto de que cerca de ¾ da população é deficiente em Vitamina D devido à falta de exposição solar, podemos e devemos aproveitar o melhor tempo para aumentar a frequência e tempo de exposição ao mesmo, sem exageros pois a sobrexposição acarreta mais malefícios que benefícios.

Existem mais efeitos positivos de uma temperatura amena que o simples e saudável bronzeado. O calor e a luz do sol podem oferecer benefícios reais à nossa saúde, desde melhorias no coração e pulmões, a uma superior performance mental. O clima mais quente derivado da entrada na Primavera pode ser o impulso saudável que necessitamos para melhorar a nossa qualidade de vida.

A motivação para praticar desporto parece ser superior quando o tempo está melhor, o sofá e a TV perdem um pouco do seu encanto quando o sol brilha lá fora, resultando em mais tempo passado no exterior expostos ao ar livre, pelo que consequentemente a atividade física aumenta consideravelmente. O sol e o calor parecem chamar-nos lá para fora e este tipo de tempo abre a oportunidade para a realização de diversas atividades tais como caminhadas, passeios de bicicleta, entre outras, não tão prazerosas nos meses de Inverno.

A temperatura corporal mais alta também parece ter um efeito benéfico na performance mental e na memória, bem como na taxa de mortalidade, já que o tempo mais quente facilita a sobrevivência, nomeadamente através do impacto positivo nos sistemas respiratório e cardiovascular, pois quando o corpo necessita regular a temperatura devido ao frio, a pressão sanguínea pode aumentar para níveis perigosos. Suar, algo não comum quando faz mais frio é outro dos benefícios da subida da temperatura pois é um excelente desentoxicante natural. Curiosamente, o bom tempo traz-nos a oportunidade de andar mais vezes descalços na praia e em  jardins, o que por si mesmo produz aspetos benéficos para a saúde sob a forma de uma espécie de massagem de reflexologia, estimulando pontos fulcrais na sola dos pés que podem melhorar a digestão e eliminar dores de cabeça, entre outros pontos positivos para o nosso bem estar.

Então como podemos aproveitar este tempo mais agradável? Sair de casa nem que seja por 30 minutos é suficiente para usufruir do impacto positivo da temperatura na saúde mental e no humor, pois estar no exterior num tempo agradável providencia um estimulo positivo e renovador ao nosso estado de espírito, saúde e perspetiva motivacional.

Num outro campo ligeiramente diferente mas também possível de correlacionar com a melhoria na saúde, o bom tempo fornece uma maior variedade e quantidade de vegetais e frutos frescos, o que permite introduzir na nossa dieta uma melhor e maior também fonte de vitaminas e minerais provenientes de fontes naturais e saborosas, algo difícil de conseguir durante os meses frios e escuros do ano.

A um nível mais psicológico, podemos afirmar que a exposição solar provoca sensação de bem estar, uma das razões que pela falta de, tantas pessoas sofrem de DAS (Desordem Afetiva Sazonal) durante os meses escuros e frios.

Sugerimos então que esta Primavera usufruamos o bom que as atividades no exterior nos oferecem e aproveitemos os seus benefícios na saúde física e mental, seja sobre a forma de pratica de alguma atividade desportiva, escolhida das imensas opções que surgem com a chegada do bom tempo, um simples passeio à beira mar ou no campo, ou mesmo um piquenique familiar.

----------

José Quinta
www.bodyperfect.pt


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?