Suplementação para a saúde das articulações

Quando realizamos exercício, seja ele aeróbico ou musculação, movimentamos várias partes do corpo ao mesmo tempo, e, algumas, podem sofrer mais com este ou aquele exercício.
17.05.2016

Muitos problemas de saúde articular são derivados de exercícios mal executados. Por isso, é muito importante proteger as articulações, pois são necessárias para que continuemos a exercitar-nos e, também, para desempenhar as várias atividades quotidianas, tal como agachar, carregar objetos, andar, entre outras.

Existem várias formas de continuarmos a fazer exercício e, ainda sim, manter as articulações protegidas e fortes durante as atividades, sejam estas rotineiras ou desempenhadas em atividades físicas, mas isso, a prevenção, será assunto para outro artigo, neste iremos abordar o tratamento das articulações através de suplementos desportivos.

Com todos os diferentes tipos de suplementos que existem no mercado, a maioria dos praticantes de musculação e outros atletas colocam muita atenção nos produtos mais orientados para ajudar a aumentar a massa muscular, reduzir a gordura, melhorar a recuperação ou aumentar os níveis de energia.

Na verdade poucos de nós têm em consideração os suplementos que podem ajudar a melhorar a nossa saúde geral, qualidade de vida ou a melhorar a longevidade.

Um desse tipo de suplementos, são as fórmulas para as articulações, que são concebidas para ajudar a prevenir e aliviar os danos e dores daqueles que realizam com frequência treinos e atividades desportivas muito intensas, seja em treinos de musculação, de cardio ou em vários desportos como o futebol.

OS MELHORES SUPLEMENTOS PARA AS ARTICULAÇÕES

GLUCOSAMINA

O sulfato de glucosamina é um dos substratos básicos para a síntese de glicosaminoglicanos (GAGs) e colagênio. A síntese de glucosamina a partir da glucose e glutamina é o fator limitante da produção de GAG e portanto da reparação do colagênio.

A seguir a um trauma ou lesão na cartilagem, o corpo poderá não ser capaz de produzir a glucosamina suficiente para a cura adequada. Para além disso, a capacidade do corpo converter glucose em glucosamina declina com a idade devido à redução da quantidade da enzima que sintetiza a glucosamina.

A toma de suplementos de glucosamina pode aumentar os níveis de GAG de forma significativa. Vários estudos clínicos demonstraram que o sulfato de glucosamina alivia a dor e a inflamação na osteoartrite. Também representa uma alternativa segura às medicações anti-inflamatórias como o ibuprofeno, que demonstraram inibir a reparação e acelerar a destruição da cartilagem.

Um estudo recente mostrou que a glucosamina foi eficiente no sentido de melhorar a o funcionamento e diminuir a dor em pessoas que experimentaram dores nos joelhos provavelmente como resultado de lesões anteriores na cartilagem ou devido a artrite.

O corpo é capaz de absorver glucosamina de forma bastante rápida após o seu consumo, e uma boa dose típica para começar é com cerca de 500 mg ingeridos três vezes por dia.

SULFATO DE CONDROITINA

O sulfato de condroitina é um dos principais componentes da cartilagem. É uma molécula muito grande, compostas de unidades repetidas de sulfato de glucosamina.

Tal como acontece com a glucosamina, o sulfato de condroitina atrai água para a matriz da cartilagem e estimula a produção de cartilagem. Da mesma forma, tem a capacidade de prevenir enzimas de dissolver a cartilagem.

Embora a absorção de sulfato de condroitina seja mais reduzida do que a da glucosamina, alguns estudos recentes mostraram resultados muito bons com tratamentos a longo-prazo com o sulfato de condroitina na redução da dor e aumento da amplitude de movimento.

Muitos estudos mostraram efeitos benéficos da combinação de glucosamina e condroitina no sistema músculo-esquelético. Um estudo verificou que a combinação de condroitina e glucosamina foi mais eficiente do que apenas condroitina.

Por exemplo, num estudo com a duração de um ano, os investigadores administraram 800 mg de sulfato de condroitina a 42 pacientes de ambos os sexos, com idades entre os 35-78 anos com osteoartrite sintomática nos joelhos. O sulfato de condroitina foi bem tolerado e reduziu as dores e aumentou a mobilidade articular de forma significativa.

MSM (METHYLSULFONYLMETHANE)

Normalmente os profissionais de saúde recomendam esta substância para aqueles que não ingerem a quantidade suficiente do mineral enxofre, no entanto, aqueles que sofrem de dores nas articulações também poderão desejar incluir esta substância no seu regime de suplementação.

Os indivíduos que se suplementam com 1500 mg por dia de MSM tem tendência a ter menos sintomas de osteoartrite e também ajuda a diminuir a inflamação, a acelerar a recuperação do desgaste diário nas articulações e ligamentos.

Poderá tomar este suplemento de forma isolada ou numa fórmula que inclua outros compostos, como glucosamina e condroitina.

Vários estudos demonstraram a eficácia do MSM no alívio da dor e aumento da amplitude articular em indivíduos com osteoartrose. As doses necessárias podem no entanto ser altas. As usadas nos estudos variaram de 3 a 6 gramas por dia.

As dores nas articulações podem limitar as suas atividades físicas, provocar desconforto e até mesmo dores incapacitantes. Felizmente, é possível aliviar essas dores e melhorar o funcionamento das articulações com os suplementos que referimos neste artigo.

Também é possível e recomendável alterar os seus treinos ou exercícios de forma a adaptar-se aos problemas articulares e a evitar agravá-los mais. Em qualquer caso, dê sempre o seu melhor para realizar os exercícios com uma boa técnica e pesos não demasiado excessivos.

Como sempre, caso tenha sofrido uma lesão e/ou esteja a sofrer de dores severas nas articulações ou ligamentos, não hesite em consultar um profissional de saúde e de o informar acerca dos suplementos e fármacos que possa estar a tomar. É sempre melhor prevenir do que remediar.

Especialmente para estes casos a Biotech USA desenvolveu o Joint & Cartilage

----------

José Quinta
www.bodyperfect.pt


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?