Nutrição para Recuperação de Treinos Cardiovasculares

Uma sessão intensa de cardio esgota diversos recursos importantes do corpo e o mais importante que devemos fazer após terminar o exercício é repor os mesmo para iniciar os processos de recuperação o mais rápido possível.
15.06.2016

Após um treino intenso de cardio, a hidratação é o principal objetivo que o atleta deve ter em mente, pois é perdida uma quantidade significativa de água é perdida através da transpiração. Logo o importante será consumir uma quantidade de água suficiente para repor a perdida durante o treino. Uma sessão intensa de cardio esgota diversos recursos importantes do corpo e o mais importante que devemos fazer após terminar o exercício é repor os mesmo para iniciar os processos de recuperação o mais rápido possível.

Podem também ser consumidas bebidas desportivas, para repor eletrólitos perdidos, mas muitas das mesmas contêm grandes quantidades de açúcar e calorias. A maior necessidade de reposição de eletrólitos acontece em atletas. Geralmente, a média de intensidade e duração do treino do desportista normal não exige as calorias extras e eletrólitos das bebidas desportivas, mas para todo o caso a Biotech USA desenvolveu uma linha especializada para tal: a Biotech USA Endurance Line ( http://pt.biotechusa.com/endurance/ ), que contêm diversos diferentes produtos para aceder às diversas diferentes necessidades dos atletas:

ISOTONIC, uma bebida isotónica refrescante em pó para fornecer energia durante o treino;

MULTI HIPOTONIC, uma bebida liquida hipotónica concentrada para repor energia e vitaminas durante o treino;

ENERGY GEL, um gel de matriz Tricarb com óleos Mct´s, enriquecida com L-Carnitina, Taurina, Vitaminas e Minerais;

ENERGY GEL PRO, um gel de matriz Tricarb com óleos Mct´s, enriquecida com L-Carnitina, Taurina, Vitaminas e Minerais e L-Arginina adicionada;

RECOVERY GEL, um gel de matriz Tricarb com fontes de proteína hidrolizada de rápida absorção, Bcaa´s, L-Glutamina, L-Lisina, Vitaminas e Minerais;

ENERGY SHOT, combinação liquida de hidratos de carbono, Taurina, Guaraná e L-Arginina em ampolas mono-doses;

MAGNA SHOT, fórmula líquida para reduzir a fadiga muscular, com magnésio e vitamina B6 mais adição de L-Carnitina e extrato de café verde;

MULTISALT, cápsulas de sais com eletrólitos para desportos de resistência.

A água de coco constitui uma ótima alternativa para as bebidas desportivas, oferecendo potássio e magnésio, restaurando os eletrólitos. Além disso, após uma sessão de cardio intensa, os recursos de energéticos podem necessitar de um reabastecimento com um refeição ou snack rico em hidratos de carbono.

Após o treino, sugere-se uma alimentação equilibrada com nutrientes necessários para repor a energia perdida durante o exercício e favorecer a recuperação dos tecidos. O mais indicado é ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono nos 30-60 minutos subsequentes ao exercício moderado ou intenso de duração prolongada.

A ingestão de cereais integrais, naturalmente ricos em vitaminas e minerais e com uma quantidade apreciável de proteína é fundamental quer para a reposição de energias quer para a reconstrução do tecido muscular. Nesse sentido recomenda-se o consumo de 1-2 peças de fruta (por exemplo, banana); para além dos hidratos de carbono que possui a fruta é geralmente rica em minerais, importantes no processo de recuperação muscular após o esforço.

É também importantíssimo optar por alimentos ricos em antioxidantes (frutos vermelhos, frutos secos, entre outros), que vão bloquear a ação dos radicais livres (moléculas produzidas naturalmente pela respiração e produção de energia que afetam negativamente o organismo) formados durante o exercício.

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José Quinta
www.bodyperfect.pt


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