Uma forma fácil de manter a definição conseguida nos meses anteriores às férias será aproveitar a praia como recurso natural para praticar desporto
Após meses de alguma restrição calórica, bastante atividade cardiovascular e treinos intensos dirigidos a queimar o máximo de gordura corporal, finalmente foi atingida a aquela forma invejável digna de apresentar na praia, mas como sabemos bem por experiência própria, o bom vem difícil mas vai fácil e então bastam uns pequenos deslizes para perder esse ponto delicioso.
Então como podemos contornar estes detalhes?
Manter alguma atividade física que permita, não tendo acesso a um ginásio para treinar, manter a percentagem de gordura baixa, tal como nadar no mar e corridas na praia.
Relativamente a nadar no mar os cuidados a ter devem estar presentes na mente de qualquer pessoa desde a infância, portanto vamos focar-nos na corrida na areia.
- Começar na areia molhada
Se nunca correu na areia, o melhor é começar na areia molhada, já que é muito mais fácil correr assim do que na areia seca. Com o tempo, podemos adicionar cerca de 2 a 3 minutos de caminhada na areia fofa e seca (nos intervalos) para se acostumar com o novo estímulo. E assim que nos sentirmos à vontade para fazer períodos mais longos, podemos dedicar-nos apenas a correr na areia seca, que é a atividade que promove mais esforço, desgaste calórico e adaptação muscular de entre as diferentes formas de corrida.
- Correr em terreno plano
Evite correr em praias de terreno inclinado, pois torna mais fácil a aparição de lesões nos joelhos e nos tornozelos, já que o terreno inclinado coloca demasiada pressão nas articulações. Para correr, devemos correr sempre em terrenos arenosos maioritariamente planos.
- Correr a ritmo moderado
Correr na areia é mais difícil do que correr na calçada ou numa passadeira. Por isso, vá mais devagar e não exagere na intensidade das passadas, para evitar que nos magoemos ou tenhamos que parar o treino a meio e deixar incompleto o plano.
- Fortalecimento
Correr na areia também é uma boa alternativa para treinos de força e de resistência. Correr na areia fofa trabalha a propriocepção e a consciência corporal, já que a instabilidade do piso faz com que tenhamos de distribuir e perceber melhor seus pontos de apoio para manter o equilíbrio.
- Focar na técnica
Correr na areia batida não requer nenhuma modificação na biomecânica do processo de correr, mas quando se fala em areia fofa, é preciso estar atento a algumas modificações técnicas que otimizam os resultados. Enquanto afundamos os pés na areia fofa, devemos diminuir a amplitude das passadas, fazendo o apoio com a parte medial dos pés, devendo tracionar os pés na areia com o objetivo de a jogar para trás, elevando os joelhos enquanto desenhamos uma roda no ar com os pés e mantendo o abdominal contraído, o tronco alinhado e os ombros relaxados mesmo quando for solicitada a força dos braços para impulsionar o corpo à frente.
- Manter-se Hidratado
Para evitar a desidratação e outras problemas de saúde relacionados com o calor, certifique-se de sempre estar hidratado. Se não existirem locais para beber água pelo caminho, leve uma garrafinha de água ou um isotónico para se hidratar durante o percurso.
Como vimos não é só correr, devemos tomar alguma atenção a como fazer as coisas para minimizar os riscos inerentes a qualquer pratica desportiva, então tomando estes cuidados e adotando estas estratégias desportivas aliadas a uma alimentação cuidada podemos facilmente manter durante as férias a forma física que tanto tempo demorámos a conseguir, e na qual investimos tanto esforço.
----------
José Quinta
www.bodyperfect.pt