Intolerância à Lactose

O que é a Lactose? Quais são os sintomas de intolerância à Lactose?

01.09.2016

A intolerância à lactose significa que o corpo tem muita dificuldade ou não consegue mesmo digerir um tipo de açúcar natural composto do leite e seus derivados. Esta situação ocorre quando o intestino delgado não consegue produzir suficiente láctase, uma enzima que o corpo necessita para absorver a lactose.

Sempre que a lactose passa pelo cólon sem ser devidamente digerida, causa sintomas muito incómodos, tais como gases, flatulência e dores no abdômen. Certas pessoas não conseguem consumir lacticínios por intolerância à lactose. Outros conseguem ainda assim consumir alguns sem ter problemas, desde que seja em pouca quantidade.

A intolerância à lactose geralmente ocorre em adultos, mas os sintomas podem manifestar-se logo na adolescência. As pessoas que têm intolerância à lactose necessitam de aprender a repor o cálcio, que geralmente é obtido dos lacticínios. Por vezes o intestino delgado não produz a enzima da lactase por cause de um breve período de doença, ou caso uma parte do intestino tenha sido removida derivado a uma operação, e após isso o corpo deixa de produzir a lactase. Este tipo de problemas pode ser permanente ou temporário.

É bastante incomum encontrar casos de bebés recém-nascidos que tenham intolerância à lactose. Quando isto acontece, costuma afetar bebés prematuros que ainda não conseguem produzir essa enzima. Geralmente o sistema dos bebés acaba por superar este problema.

Dependendo do nível de lactose que o corpo consegue produzir, os sintomas podem variar de intensidade, mas costumam manifestar-se entre 30 minutos a 2 horas após o consumo de lacticínios.

-       barriga inchada

-       dores abdominais ou cólicas

-       estômago “com barulhos”

-       produção de gases

-       diarreia ou fezes moles

-       vómitos

Photo: www.rd.com

BioTechUSA


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?