Intolerância ao Glúten

Já pensou porque se sente inchado depois das refeições? Sabe se tem intolerância ao glúten e consegue reconhecer os seus sintomas?

09.09.2016

Nos casos de intolerância ao glúten ou doença celíaca, o corpo apresenta uma reação adversa ao glúten. O problema é causado pela gliadina, um componente presente na proteína do glúten, um composto do trigo, cevada, centeio e muitas vezes também na aveia. Geralmente este problema manifesta-se logo na infância, com sintomas tais como a diarréia crónica, perda de peso, fadiga e inchaço.

Sempre que uma pessoa que sofre deste problema consome alimentos com glúten, o intestino delgado fica inflamado. Como resultado, os nutrientes não são adequadamente absorvidos e continuam assim pelo sistema digestivo. Isto significa que chegam ao cólon líquidos a mais e alimentos não completamente digeridos, que também já não são absorvidos pelo sistema, daí as fezes permanecem líquidas e o corpo fica com falta de nutrientes. Infelizmente, não existe cura para a intolerância e má absorção do glúten e o único tratamento é evitar por completo alimentos que contenham glúten.

Quando isso é seguido à risca com uma dieta sem glúten, a inflamação gastrointestinal desaparece e também a falta de nutrientes. As pessoas que são intolerantes ao glúten devem aprender exatamente que tipo de alimentos contêm glúten.

Também devem ser evitados outros alimentos que contêm glúten, tais como trigo, centeio, farelo, cevada e bolos, massas, bolachas e outras refeições prontas. A cerveja e outras bebidas constituídas à base de cereais também devem ser evitadas, assim como, infelizmente, a aveia. Deve prestar atenção aos alimentos processados, tais como enlatados, molhos para saladas, gelado, chocolate, café instantâneo, ketchup, mostarda, charcutaria, etc.

A intolerância ao glúten que não seja devidamente tratada, geralmente está associada à intolerância à lactose, por isso deverá também ter cuidado com o consumo de lacticínios.

Alguns dos alimentos que se podem consumir nesses casos é o milho, sorgo, arroz, arroz selvagem, amaranto, quinoa e trigo-sarraceno. Outros, como batata, banana e mandioca são ricos em hidratos de carbono e podem ser consumidos sem problema.

Quem for intolerante ao glúten, recomenda-se que tome vitaminas e outros suplementos minerais para ter uma dieta completa.

BioTechUSA


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?