BCAA's: Função e Importância no Fitness

Cabe ao individuo escolher entre eles quais os que valem a pena usar e os Bcaa's são sem duvida um dos indispensáveis numa suplementação de topo.
12.10.2016

Os Bcaa's (Branched Chain Aminoacids) são aminoácidos ramificados em cadeia. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Destes, nove são considerados essenciais. Quando uma substância é dita ser essencial para o corpo significa que sem a mesma acabaremos por morrer. Os aminoácidos essenciais, portanto, são aqueles sem os quais não podemos sobreviver.

Dos nove aminoácidos essenciais, três contam para tanto como 33% do tecido muscular, e são eles os chamados Bcaa's: Leucina, Isoleucina, e Valina.

Tendo em conta que, em teoria, destruímos tecido muscular durante o treino, seria boa ideia suplementarmo-nos com Bcaa's. Durante o treino intenso com pesos, o corpo normalmente fica  num estado altamente catabólico. Nesse momento, se não existirem os os nutrientes necessários para abastecerem o organismo durante o treino, ele passa a utilizar os aminoácidos que estão presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado deste processo é a perda de massa muscular.

O sinal para o corpo interromper a síntese de proteínas nos músculos e começar a entrar no estado catabólico é justamente a libertação desses Bcaa's que são requisitados dos músculos.

Fornecer os aminoácidos de cadeia ramificada (Bcaa), especialmente durante esses períodos de stress, resulta em que esse sinal não seja dado, e consequentemente que os músculos continuem a sintetizar proteínas e não entrem em catabolismo.

Falando de maneira mais técnica, os Bcaa's agem como transportadores de nitrogénio, o que auxilia os músculos a sintetizarem outros aminoácidos necessários para promover o crescimento muscular.

Por outras palavras, os Bcaa's combinam aminoácidos mais simples para formar todo um tecido muscular mais complexo.

Durante este processo, os Bcaa's estimulam a produção de insulina, cuja principal função é permitir que o açúcar do sangue seja absorvido pelas células musculares e usado como fonte de energia.  Essa produção de insulina faz com que os aminoácidos penetrem mais facilmente nas células musculares, para que possam servir de matéria-prima na construção dos músculos.

Diversas pesquisas indicam que com 4-8 gramas de Bcaa´s consumidos antes de exercícios intensos e 4-8 gramas depois, poderemos otimizar os nossos resultados a nível de crescimento muscular.  Uma quantidade menor também poderá ser eficaz, mas se necessitarmos de um desempenho melhor e uma recuperação mais rápida, uma dosagem maior será necessária para uma maior eficiência de auxilio ao processo de anabolismo.

Ingerir Bcaa's imediatamente antes ou durante um treino intenso com pesos ou um treino aeróbico melhora os seus resultados e o seu desempenho no treino.

Consumir os Bcaa's  após o treino irá ajudar na reposição mais rápida de Bcaa's nos músculos, acelerando a recuperação muscular e prevenindo o sobre treino.

Qualquer atleta que deseja ganhar massa muscular ou uma fonte de energia natural, sem qualquer efeito colateral, deve considerar seriamente incorporar a suplementação de Bcaa's no seu regime alimentar.

Até ao momento não existem relatos de efeitos colaterais com o uso de Bcaa's. O recomendado é que não exagere e tome sempre a dose recomendada por um profissional ou pelo fabricante do produto.
Os Bcaa's não possuem efeito emagrecedor, pois não é um termogénico como outros suplementos. Claro que se utilizado durante uma dieta de restrição calórica e treinos com o objetivo de emagrecer, os Bcaaa's não irão interferir de forma negativa e podem sim auxiliar no emagrecimento. Quanto a engordar, a resposta para essa dúvida é simples: Não, os Bcaa's não engordam. Como dito inicialmente, são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e não contém calorias, nem hidratos de carbono na sua composição, elementos que seriam responsáveis para excesso calórico e consequente ganho de peso.

Em diversos estudos, os investigadores concluíram que de maneira geral, os Bcaa's são muito eficiente para a melhoria dos danos causados pelo treino, o que é um dado muito importante para quem procura a hipertrofia. É lógico que não serão apenas os Bcaa's que irão resolver tudo, mas de modo geral, são sim um suplemento de alta qualidade para o crescimento e recuperação muscular de diversos treinos.

Como sempre na linha da frente no mundo da Suplementação Desportiva, a BIOTECH USA disponibiliza uma enorme linha de BCAA´s com diversos diferentes produtos para satisfazer as necessidades de todos os atletas e entusiastas do Fitness que utilizam a nossa marca com plena confiança.

----------

José Quinta
www.bodyperfect.pt



O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?