Estratégias para cumprir as resoluções de Ano Novo

Não deixe que os seus objetivos de fitness para o ano seguinte se tornem estatística como se vão tornar os de diversas pessoas. Crie um plano de jogo sólido com estas poderosas sugestões e entre no Novo Ano preparado para a batalha.

28.12.2016

É a mesma velha história de sempre. À medida que Dezembro se definha, não podemos esperar para pressionar o botão de Reiniciar e começar o Ano Novo com entusiasmo renovado. Prometemos criar distância das pizzas e do McDonalds e estamos cheios de determinação enquanto nos preparamos para enfrentar novos objetivos e largamos os antigos que ficaram pelo caminho. Mas apesar de todo esse ímpeto e motivação pulsante, grande maioria das pessoas falha no iniciar dessa "nova vida".

De acordo com alguns estudos universitários, 45 por cento das pessoas costumam fazer resoluções de Ano Novo, sendo muitas dessas resoluções orientadas para a perca de peso. Enquanto três quartos das pessoas conseguem manter o seu plano nas primeiras semanas, mais de metade já os abandonou quando chegam na marca de seis meses. De facto, as estatísticas demonstram que cerca 60% das anuidades compradas em ginásios não são utilizadas nem em metade do ano.

Então, o que acontece com todos os novos rostos que surgem em janeiro na academia? Eu não sou psicólogo de fitness, mas a minha experiência em psicologia e no mundo dos ginásios permite-me saber uma coisa ou duas sobre os sentimentos inspirados pela delineação de um novo objetivo, tidos apenas para mais tarde perdermos todo o interesse prévio e desistir. Eu sei como se sente alguém quando a coisa que mais deseja parece fora de alcance por uma longa distância. Para todos os meus sucessos na vida e desporto, também experimentei o amargo do insucesso e de muitas falhas. Mas no meio deste processo de tentativa e erro, aprendi diversas lições em cada fracasso, que no final me ajudaram a tomar o caminho certo para o sucesso.

Todas essas pequenas lições vão de encontro a uma lição principal: NUNCA deixar o entusiasmo ser o motor que o transporta (neste caso ser o único motor), pois o entusiasmo flutua como as marés, um dia está em alta, no dia seguinte está nas lonas. Então se o entusiasmo é o seu único compromisso ao jogo, a probabilidade de desistir aumenta exponencialmente. O que precisamos é um Plano de ação e objetivos a cumprir.

Os nossos principais conselhos para tal são:

1- Estabelecer metas viáveis

Dado que um dos maiores erros que se verificam no estabelecimento de metas e objetivos é sem duvida as expetativas irrealistas e a desilusão advente da constatação de tal mais tarde, recomendamos estabelecer metas atingíveis e a curto prazo como por exemplo aumentar 2 kg de massa muscular em 3 meses sem adicionar gordura, pode ser conseguido, agora querer adicionar 10 kg de músculo limpo em 3 meses só nos levará a bater com a cabeça na realidade e desiludir-nos.

2- Estabelecer metas claras

Para além de viaveis as metas estabelecidas devem ser bem claras na nossa cabeça, o nosso corpo daqui a 3 meses deve estar presente numa imagem bem nitida na nossa mente para que possamos persegui-lo claramente e inequivocamente

3- Acreditar que iremos atingir as metas estabelecidas

Mesmo que tenhamos estabelecido metas viaveis e as tenhamos claras na nossa mente, de nada serve se não acreditarmos nelas. Os grandes vencedeores têm sempre algo em comum, acreditam em si e nos seus sonhos, por isso, acreditar nas metas a que nos proposemos é um passo adiante a consegui-las.

4- Comprometermo-nos a atingir resultados

Temos que nos mentalizar que o que desejamos vai levar tempo, vai custar e nunca vai ser facil. Como tal temos que nos comprometer a cumprir com o plano delineado com o minimo de falhas, temos que assumir o compromisso.

5- Delinear um plano estruturado

É importante criarmos um plano com pés e cabeça, fases e partes para nos comprometermo-nos a segui-lo sem desvio, sempre de acordo com a linha desenhada, evitando a tentação de saltar fases, mudar de métodos, bem como outras invenções que nos apetecem fazer ao longo do caminho. Acreditem, a mudança de esquema a meio parece atraente e a solução para todos os nossos males, mas apenas nos fará perder tempo. A menos que os resultados não surjam, devemos manter o plano sempre.

Escrito por:

José Quinta

José Quinta


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?