Como selecionar os ingredientes para fazer dieta?

Quando se toma a decisão de começar a adotar uma dieta saudável, há que ter em atenção não só o número de calorias que se ingere, mas também o tipo de alimentos.
14.01.2017

É muito importante selecionar os hidratos de carbono adequados, porque por exemplo consumir 200 kcal de arroz integral não tem o mesmo efeito que comer a mesma quantidade de pão branco ou legumes.

Como podemos evitar comer em demasia, resultante de um descontrolo dos níveis de açúcar no sangue?

Se desejar manter os seus níveis de glicémia estáveis, deve escolher ingredientes simples e com um elevado teor de fibra. Esse tipo de ingredientes mantêm os níveis de açúcar no sangue estáveis, evitando o sentir falta de comer hidratos de carbono, dos problemas de concentração ou ainda de se sentir falta de comer snacks. Estes ingredientes com elevado teor de fibra incluem o arroz integral, o trigo-sarraceno, milho-painço, produtos integrais, pão e massa integral.  Além disso, convém comer legumes com cada refeição.

Quando menos o alimento é processado, melhor

Deve-se optar por alimentos mais naturais quanto possível. Por um lado, o consumo excessivo de aditivos não é saudável, uma vez que o corpo se habitua às substâncias aromatizantes e intensificadores de sabor, e provavelmente acaba por sentir desejos de comer certos alimentos e também em demasia. A solução ideal seria comermos alimentos plantados por nós na nossa horta e consumir apenas carne de animais criados por nós, mas sabemos que infelizmente, esta não é uma solução viável para a maioria das pessoas. Assim sendo, deve-se procurar legumes, frutas e ervas aromáticas dos pequenos agricultores, pois assim poderemos ainda desfrutar do verdadeiro aroma, sabor e harmonia natural dos alimentos.

Levar em conta o tempo necessário para fazer a digestão

O tempo de digestão é afetado pelo processamento dos alimentos. A digestão leva mais tempo quando se come alimentos crus. Comida de qualidade, consumida em pedaços pequenos leva menos tempo para o estômago digerir. Ao aplicar calor, aumenta a rapidez na digestão, o que obviamente depende se os legumes ainda estão crocantes ou moles porque foram cozidos em demasia.

No entanto, quem não está habituado a comer legumes crus regularmente, não deve começar a comer comida crua três vezes ao dia, uma vez que irá sentir-se inchado. O corpo tem que se habituar gradualmente, por isso deve-se ir devagar.

Carnes

Devemos procurar comprar carne diretamente dos produtores ou pelo menos procurar comprar carne de qualidade superior. Muitas pessoas não sabem que as salsichas e carnes de charcutaria não são as opções mais indicadas. Se observarmos a embalagem e a etiqueta verificaremos que esses produtos contêm um elevado teor de gordura oculto. Pode-se facilmente preparar carne de frango ou peru deliciosa utilizando o tempero com ervas aromáticas e cozinhando no forno.

No próximo artigo apresentaremos informação para que possa aprender a compilar uma dieta saudável e correta. Até lá, boas compras a ler etiquetas!


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