Porque se deve tomar suplementos alimentares?

Existem muitas ideias erradas sobre os suplementos alimentares, o que nos pode tornar um pouco céticos. É importante compreender que os suplementos alimentares que saem para o mercado são continuamente testados e monitorizados; não apresentam perigo para a saúde e são amplamente usados nos países desenvolvidos.
19.01.2017



Obviamente, há que salientar que os suplementos alimentares NÃO substituem uma dieta saudável e adequada, mas podem complementar as refeições para nos ajudar a atingir os objetivos e manter-nos saudáveis!

1.) Nunca é demais enfatizar que o teor de nutrientes presentes nos alimentos tem vindo gradualmente a diminuir, derivado aos processos de produção desenvolvidos, poluição, etc. Com isto, estamos a referir-nos à fruta que se apanha das árvores, mas há que notar que nem estamos a mencionar os fatores de processamento dos alimentos que nem sempre funcionam bem, fazendo com que os alimentos sejam cozinhados em demasia, com muito óleo, o que também vai resultar na perda de nutrientes necessários.

2.) Os suplementos alimentares também têm um papel importante na prevenção e combate das doenças da sociedade. Por exemplo, para quem sofre de osteoporose, é muito importante consumir um elevado teor de proteína, cálcio e vitamina D. Caso tenha o colesterol elevado, deve considerar tomar Omega 3 e se quiser perder peso, deve complementar a sua dieta com CLA, um queimador de gordura termogénica e l-carnitina, etc.

3.) Uma característica importante dos suplementos é que estes não contêm excesso de nutrientes. Por exemplo, uma fonte proteica não contém gorduras saturadas ou hidratos de carbono. Os suplementos alimentares são nutrientes limpos que contêm calorias fáceis de calcular e como tal, podem ser usados na preparação de refeições, por exemplo quando necessita de consumir um pouco mais de proteína. Pode usar os suplementos até na preparação de bolos com baixas calorias. Este é um suplemento excelente, independentemente de se desejar perder ou ganhar peso.

4.) As necessidades nutricionais dos atletas são muito mais elevadas do que as de uma pessoa normal. Com isto, referimo-nos não só aos atletas profissionais, mas também àquelas pessoas que treinam diariamente. O consumo de nutrientes diário não fornece a totalidade de nutrientes necessários para esses casos, especialmente quando se quer melhorar os músculos, resistência ou mudar a forma do corpo.

5.) Um tipo de nutricional regular e os alimentos do supermercado não conseguem satisfazer as necessidades nutricionais de um atleta profissional. É impossível aumentar a sua força sem tomar uma dose adequada de creatina ou arginina, visto que estes suplementos atuam ao dilatar as veias para que os músculos recebam mais sangue.

6.) Se não se alimentar adequada ou regularmente, irá colocar mais sobrecarga no seu sistema digestivo. Hoje em dia, muitas pessoas sofrem de problemas gastrointestinais, que podem ser aliviados com nutrientes de primeira qualidade encontrados em suplementos alimentares.


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