Diminua as dores nas articulações com os nutrientes adequados

Imensas pessoas sofrem de dores nas articulações, mas a grande maioria não sabe que este tipo de problema pode ser atenuado com uma dieta adequada
26.01.2017



As dores nas articulações podem ter vários motivos: pode ser uma articulação inflamada que está a limitar os movimentos ou uma lesão na articulação derivada da osteoporose. Imensas pessoas sofrem de dores nas articulações, mas a grande maioria não sabe que este tipo de problema pode ser atenuado com uma dieta adequada.

Que tipo de nutrientes ou alimentos podem ajudar?

1. Ácidos gordos ómega -3
As pesquisas mostram que os ácidos gordos ómega -3 possuem um efeito anti-inflamatório e reduzem os sintomas de inflamação nas articulações. Não nos podemos esquecer que o consumo excessivo de ácidos gordos ómega-6 e menor de ácidos gordos ómega-3 tornam as enzimas da inflamação das articulações mais ativas. Infelizmente, temos a tendência geral de consumir muitos ácidos gordos ómega-6, uma vez que são encontrados em abundância nos alimentos por isso, tente reduzir a quantidade de ácidos gordos ómega-6 e aumentar o dos ácidos ómega-3, por exemplo ao comer mais peixe ou óleo de linhaça.

2. Brócolos
Este é um alimento bastante utilizado nas dietas para perder peso não só por causa do seu elevado teor de fibra e baixo teor calórico, mas também por ser útil com os problemas de articulações, como o consumo de outras plantas crucíferas, tais como a couve-flor.

3. Vitamina D
Um estudo realizado com 29.000 mulheres demonstrou os possíveis efeitos da vitamina D. As mulheres que tomavam regularmente vitamina D tinham menos probabilidades de sofrer problemas de reumatismo. Para as que consumiam uma maior quantidade de vitamina D, desenvolviam osteoporose mais tarde na vida e esse desenvolvimento era muito mais lento. O peixe gordo é uma ótima fonte de vitamina D, embora passar cerca de 20 minutos ao sol todos os dias também seja muito bom.

4. Gengibre
Já por muito tempo que o gengibre é usado no tratamento das constipações, enxaquecas e tensão arterial elevada. Embora seja conhecido por ser um ótimo antioxidante, o gengibre é bem menos conhecido pelo seu efeito anti-inflamatório. Tente beber chá feito com gengibre fresco ou adicione-o à comida. Tome nota que o gengibre naturalmente torna o sangue mais fino, por isso se estiver a tomar medicação para esse efeito ou tiver um problema relacionado com este fator, deve consultar o seu médico antes de consumir gengibre em excesso.

5. Vitamina C
Pode comer os pimentos, laranjas, manga, morangos e ananás que quiser, pois estes alimentos são ricos em vitamina C. O consumo destes frutos e legumes pode reduzir os problemas de reumatismo em cerca de 30%.

6. Antocianinas
As antocianinas são antioxidantes responsáveis pelas cores vermelhas em certos alimentos tais como as cerejas, mirtilos, framboesas, morangos, uvas e beringelas. As pesquisas realizadas sobre os níveis da proteína C-reativa, demonstraram que o consumo dos frutos acima mencionados reduz eficazmente a inflamação no corpo. Embora o estudo focasse a atenção nos pacientes que sofriam de doenças cardiovasculares, também foi demonstrado que estes frutos e legumes de cores vivas reduzem todo o tipo de inflamações, incluindo das articulações.

7. Beta-criptoxantina
Beta-criptoxantina é um antioxidante potente. É um carotenoide que ajuda na prevenção das inflamações das articulações. Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido, as pessoas que consumiam mais Beta-criptoxantina estavam mais protegidas contra as inflamações das articulações. Que tipos de alimentos contêm Beta-criptoxantina? Pimento doce, abóbora, papaia, pêssego, etc.

O que pode fazer para reduzir ou prevenir os problemas nas articulações? Coma muita fruta, legumes, peixe, sementes oleaginosas e frutos secos. Reduza o consumo de carne vermelha, lacticínios, gorduras saturadas ou açúcares. Assim pode reduzir a inflamação das articulações e acelerar a recuperação!


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