Motivação Para O Cardio em Jejum (parte 1)

Já repararam que quando fazemos exercicio em jejum logo ao acordar, sentimo-nos mais alerta e produtivos durante todo o dia? Não é mera coincidência - um treino cardiovascular ao acordar traz várias vantagens para o seu corpo e mente.
18.06.2017

Em primeiro lugar, o exercício dispara o metabolismo, e mantem-no a queimar calorias numa uma taxa mais elevada o dia inteiro. Além disso, ao fazer o cardio logo ao acordar não precisamos de nos preocupar se teremos tempo mais ao final do dia para o fazer pois esse já está ”pago”, não vá acontecer algum imprevisto durante o dia como é comum acontecer.

Um estudo recente concluiu que o exercício antes do pequeno-almoço pode contrariar os efeitos nocivos do excesso de comida. Os pesquisadores compararam 2 grupos de jovens activos que faziam cardio em jejum e outros que o faziam depois de comer, e somente o primeiro grupo não engordou ou engordou pouco e não mostrou sinais de resistência a insulina, enquanto o outro continuou a ganhar gordura e a ficar cada vez mais resistente à insulina.

Sabendo isto coloca-se o problema motivacional... Conseguir ter vontade para acordar cedo e fazer cardio, mesmo naqueles dias que não apetece nada ou a cama está confortável demais para querer sair dela, é realmente mais difícil que a realização do cardio em si.

A motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objectivos, envolvendo fenómenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direccionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objectivos. A motivação é o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.

A motivação é um tópico muito estudado pela psicologia, para saber o que faz com que as pessoas se comportem da maneira que fazem, de onde sai a motivação, e o que ocorre quando as pessoas não estão motivadas. A motivação é avaliada em certos tratamentos psicológicos em que é imprescindível medir a disposição real que um indivíduo tem para iniciar um tratamento.

A motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc.

A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.

Vamos esquecer a ciência e os conceitos científicos por um minuto e apresentar alguns truques adquiridos por experiência que tornam mais fácil realizar o cardio em jejum.

Afastar o despertador

Em vez de dormir com o alarme ao lado da cama, vamos experimentar afastá-lo para a outra ponta do quarto, o facto de termos de nos levantar para o desligar torna muito mais fácil todo o processo de iniciar o ritual para o cardio, alongar, vestir, lavar a cara e abalar. Se o despertador for com música, e que tal escolher uma daquelas músicas que nos motivam para treinar? Com certeza acordamos com mais vontade e dispostos a ir suar um pouco.

Combinar com um amigo

Ajuda imenso ter uma companhia para fazer desporto, um amigo colega de treino pode ser um excelente motivador, pois se tivermos alguém à espera para treinar, muito mais dificilmente iremos falhar o combinado e ficar a dormir, o que faríamos provavelmente muitas vezes se fossemos treinar sozinhos. Ninguém quer ser o preguiçoso da dupla.

Escrito por:

José Quinta

José Quinta


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