“Queimador de gordura local” – o que há de verdade nestas frases? Parte 2

Muitas pessoas pensam que isso é suficiente, que o produto queimador de gordura vai fazer todo o trabalho e que vão acordar com um corpo novo.
23.06.2017

“Queimador de gordura local” e “elixir para queimar gordura” – o que há de verdade nestas frases? Parte 1

 

“Não precisa de fazer mais nada, basta tomar este comprimido com 300 ml de água, 3 vezes por dia, 30 minutos antes das refeições principais”. Muitas pessoas pensam que isso é suficiente, que o produto queimador de gordura vai fazer todo o trabalho e que vão acordar com um corpo novo. Malta, acham que a palavra “suplemento” na expressão “suplemento dietético” significa o quê? Significa que por si só não vai fazer muita coisa e que serve apenas para suplementar algo.

Vamos observar as confusões gerais e mitos falsos que existem sobre queimar gordura

Primeiro que tudo, deve compreender como funciona na teoria os produtos queimadores de gordura, a fim de constatar como estes não podem ser eficientes sem mudar a sua dieta e os seus hábitos (inexistentes) de treino.

Existem um princípio muito simples para o corpo queimar gordura: se houver um défice de calorias, você vai perder peso - isto significa que deve ingerir menos calorias do que as que queima. As calorias que consome não podem ser alteradas com comprimidos. Assim sendo, ou tem que ingerir menos calorias, ou em alternativa, queimar mais, o que pode fazer ao praticar desporto e tomar um produto reforçador ou queimador de gordura. A cafeína, L-carnitina, o chá verde e o CLA são todas substâncias que reforçam o metabolismo e fornecem energia para que tenha mais resistência. Falando dos ingredientes mais conhecidos, a colina e inositol ajudam a desintoxicar e as fibras reduzem a fome. Isto significa que esses ingredientes por si só não têm qualquer efeito, estes simplesmente reforçam a eficiência do treino e de certo modo reduzem o apetite.

“Queimador de gordura local” e “elixir para queimar gordura” – o que há de verdade nestas frases? Parte 1


Muitas pessoas preocupam-se que essas substâncias as farão suar demasiado, mesmo quando estão a descansar, por exemplo, quando estão sentadas. O que acabou de ler não tem lógica, uma vez que se a pessoa não se mexer, o queimador de gordura não faz nada. Obviamente, este artigo refere-se a suplementos dietéticos que contêm apenas ingredientes ativos legais e que não causam problemas. Outro mito comum é que quanto mais suamos, mais peso perdemos. Como é que isso é possível? Será que a gordura se transforma em água? De modo nenhum! A pessoa transpira porque a temperatura do corpo aumenta durante o exercício (ou quando está na sauna, sob temperatura exterior extrema ou stress), e o corpo está a tentar reajustar-se à sua temperatura ideal de 36,5 graus Celsius. A transpiração funciona como a evaporação que arrefece o corpo. Assim sendo, por si não estimula a queima de gordura, mas é um efeito secundário deste processo e é também um mecanismo importante da desintoxicação do corpo. Também para ser honesta, não é muito inteligente tentar suar mais com a ajuda de uma película aderente, um plástico ou um fato de treino quente. Isto pode ser especialmente perigoso, porque durante a transpiração excessiva o corpo perde minerais essenciais e, a menos que a pessoa os reponha, o equilíbrio do corpo pode ser perdido e a perda de peso também fica mais lenta.

Então e se tomarmos queimadores de gordura com aumentadores de massa?

Falando muito francamente, é um desperdício total de dinheiro. Para se perder peso, deve-se atingir um défice de calorias, enquanto que para ganhar massa muscular, deve-se ter um excesso de calorias. Os dois produtos contrabalançam o efeito um do outro. Estes processos simultâneos na realidade só acontecem em 1-2% dos casos, por isso tal coisa seria um milagre. As fases diferentes no culturismo têm funções específicas: durante a fase de aumento queremos ter músculos muito magros, depois a gordura excedente é retirada durante a fase de definição. Se os culturistas profissionais fazem isso por partes, porque é que acha que vai conseguir fazer tudo de uma só vez?

A nossa recomendação é que antes de tomar quaisquer substâncias, mesmo que não consulte um especialista (o que deveria fazer), tente pelo menos procurar informação sobre um determinado produto de 5 ou 10 fontes diferentes, verificando o que pode ou não fazer no seu caso. Desta maneira, irá evitar surpresas desagradáveis e deceções.

 

Panna Plézer

Trainer


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?