5 efeitos da cafeína na performance e na perca de gordura

A cafeína é um dos suplementos mais eficazes e mais utilizados no mundo inteiro. Acompanha-nos e fica a saber tudo sobre este suplemento

06.05.2020

5 efeitos da cafeína na performance e na perca de gordura

A cafeína é com certeza algo muito utilizado na sociedade. Temos sono, café! Falta de concentração, café! Um amigo que não vemos à muito tempo, café! Um café aqui, um café ali é o ritual diário de muitas pessoas. Vamos então analisar a fundo a cafeína.

O que é a cafeína e ao que se deve o seu efeito estimulante?

Todos os dias biliões de pessoas dependem de café para “acordar”.

Este estimulante natural encontra-se no chá, café e folhas de cacau. A maioria das pessoas, estima-se que 80% consome pelo menos um produto com cafeína todos os dias, sendo que muitos optam pelo cafezinho ao acordar, pois sentem que os desperta física e mentalmente de forma eficaz. A cafeína também se encontra em diversos produtos como refrigerantes, chás, bebidas de cacau e bebidas energéticas.

Logo após o consumo, a cafeína é rapidamente absorvida pelo intestino para a corrente sanguínea e para o resto do corpo. O efeito principal da cafeina verifica-se no cérebro, através do bloqueio dos efeitos da adenosina, que é um neurotransmissor que relaxa o cérebro e nos faz sentir cansados. Como tal a cafeína é um potente e rápido energizante físico e mental.

Segundo algumas pesquisas, a taurina e a cafeína complementam-se perfeitamente, de modo que ambas melhoram o desempenho físico e mental. Portanto, não é coincidência que muitas vezes são utilizadas juntas em bebidas energéticas. A taurina potencializa o desempenho físico ao facilitar o fluxo de glicose para os músculos, garantindo assim a fonte de energia primária para as atividades, ao mesmo tempo que contraria alguns dos efeitos negativos da cafeína, nomeadamente a nível cardiovascular e na ansiedade.

Benefícios da cafeina para a saúde

Muitos estudos científicos debruçaram-se sobre os benefícios do consumo de cafeína para a saúde e a maioria concluiu que a cafeína pode desempenhar os seguintes efeitos benéficos com o seu consumo:

  • Aumenta os níveis de energia e melhora a função cerebral;

  • Ajuda a queimar gordura;

  • Aumenta o desempenho físico;

  • Contem diversos nutrientes essenciais;

  • Baixa o risco de Diabetes tipo 2;

  • Protege contra demência e Alzheimer;

  • Diminui o risco de Parkinson;

  • Protege o fígado;

  • Combate a depressão e aumenta a felicidade;

  • Baixa o risco de certos tipos de cancro;

  • Não causa problemas cardíacos e diminui o risco de enfarte;

  • Aumenta a longevidade;

  • É a maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental.

Efeitos da cafeína no rendimento desportivo

Efeitos da cafeína no rendimento desportivo

Os efeitos da cafeína que mais se destacam no contexto do rendimento desportivo são que:

  • A cafeína melhora a performance física, estimulando o sistema nervoso que envia sinais às células de gordura para libertarem gordura, ao aumentar os níveis sanguíneos da hormona epinefrina. A epinefrina, também conhecida como adrenalina sinaliza a libertação de gordura das células adiposas para a corrente sanguínea, tornando esses ácidos gordos disponíveis para serem utilizados como energia;

  • A cafeína aumenta a saturação de oxigénio nos músculos, pois a ingestão de cafeína aumenta a performance máxima bem como a ventilação pulmonar máxima, ao mesmo tempo que induz aumentos na saturação de oxigénio nos músculos durante treinos com cargas submáximas;

  • A cafeína ajuda na queima de gordura através do aumento da temperatura, pois o consumo da mesma aumenta a termogénese, ou seja, a produção de calor, o que ajuda o organismo a queimar mais calorias;

  • A cafeína pós treino ajuda a recuperar os músculos, pois a cafeína tomada em conjunto com hidratos de carbono após o treino ajuda a repor os depósitos de glicogénio significativamente mais rápido do que os hidratos de carbono por si mesmos;

  • A cafeína aumenta o foco e a energia, pois activa determinadas áreas do cérebro e do sistema nervoso que melhoram o foco e aumentam a energia, ao mesmo tempo que reduzem a fadiga.

Como se suplementar com cafeína?

Como se suplementar com cafeína?

Como vimos a cafeína é um eficaz e potente energizante utilizado praticamente por todo o mundo normalmente de manhã e antes do treino, mas também demonstrou ser eficaz após o treino para ajudar a repor o glicogénio mais rápido. A dose indicada de cafeína depende de pessoa para pessoa, mas por norma situa-se nas 2 miligramas por kilo de peso corporal.

De entre alguns dos produtos Biotech USA com cafeína recomendamos tomar:SuperNova - 282 g

  • Black Blood CAF+, para um treino de alto rendimento e exaustivo;

  • Supernova, para um pump incrivel e resistencia no treino;

  • Caffeine + Taurine, sempre que necessitar um boost de energia durante o dia;

  • Thermo Drine, para ajudar a queimar gordura durante o dia;

  • Desert, para combater a retenção de liquidos.

José Quinta


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?