7 benefícios do ácido hialurónico na pele e nas articulações

o ácido hialurónico fornece diversos benefícios para a pele e o cabelo. Hoje vamos falar-te dele e deixa-te os seus 7 principais benefícios

12.11.2020

7 benefícios do ácido hialurónico na pele e nas articulações

O ácido hialurónico tem estado em destaque ultimamente devido aos seus efeitos cosméticos e para a saúde articular. Tem sido utilizado em cremes, pomadas e suplementos para melhoramento da pele e reparação de tendões e articulações e é sobre ele que se trata o artigo de hoje.

O que é Ácido Hialurónico?

Ácido hialurónico é um bio polímero formado pelo ácido glucurónico e a N-acetilglicosamina. De textura viscosa, existe no líquido sinovial, humor vítreo e no tecido conjuntivo colagénio de numerosos organismos, sendo uma importante glicosaminoglicana (GAG) na constituição da articulação. Esta molécula é a única GAG não sulfatada e possui a capacidade de se associar a proteínas para formar agregados moleculares, mas não forma proteoglicanos. A nossa pele, quando jovem é caracteristicamente lisa e elástica. Contém muito ácido hialurónico, que é uma substância do nosso organismo que preenche os espaços entre as células. Com o avanço da idade o ácido hialurónico diminui, diminuindo também a hidratação e elasticidade da pele, o que contribui para o surgimento de rugas.

O ácido hialurónico é uma substância presente no organismo de todo os animais, e encontra-se em todos os órgãos do nosso corpo, em diferentes proporções, sendo que a pele contém 56 % do total. No nosso organismo, esta substância é responsável pelo volume da pele, forma dos olhos e lubrificação das articulações, sendo normalmente produzido e degradado. Como método terapêutico, pode ser obtido a partir de animais ou a partir da fermentação de bactérias. Este último tem grandes vantagens, uma vez que permite a sua produção em escala industrial e, por não possuir proteínas animais, não provoca reacções alérgicas, sendo portanto a forma mais utilizada. O ácido hialurónico foi obtido pela primeira vez por Karl Meyer e John Palmer em 1934 a partir do corpo vítreo do olho da vaca e o primeiro produto biomédico de hialuronano, Healon, foi desenvolvido nas décadas de 1970 e 1980 pela Pharmacia e aprovado para uso em cirurgia ocular (ou seja, transplante de córnea, cirurgia de catarata, cirurgia de glaucoma e cirurgia para reparar descolamento de retina).

A dose diária recomendada oscila entre as 200 e 1000 mg e é difusamente utilizado em conjunto com o colagénio hidrolisado em diversos cremes e suplementos para pele e articulações.

Os 7 principais benefícios do Ácido Hialurónico

Os 7 principais benefícios do Ácido Hialurónico

1. Alivia a dor articular ao manter as articulações bem lubrificadas, ao manter o espaço entre as articulações preenchido, as mesmas ficam melhor lubrificadas e ao não roçarem umas nas outras previne ou alivia o seu desgaste e a dor subsequente, sendo de especial ajuda e alivio para os pacientes que sofrem de osteoartrite.

2. Protege as cartilagens, o processo de deterioração da articulação é desencadeado por um desgaste acentuado da cartilagem articular, seguido de deformação óssea e da alteração da composição natural do líquido sinovial intra-articular. A suplementação com ácido hialurónico pode ajudar a impedir, atrasar ou reverter este processo de desgaste.

3. Ajuda na regeneração e manutenção da força dos ossos, novas pesquisas com animais começaram a investigar os efeitos dos suplementos de ácido hialurónico na saúde óssea, e descobriram que os suplementos de ácido hialurónico podem ajudar a diminuir a taxa de perda óssea e aumentar a actividade dos osteoblastos, as células responsáveis pela construção de novo tecido ósseo.

4. Reduz as dores musculares causadas pelo treino, embora não haja ainda provas certificadas de que o ácido hialurónico ajuda na redução das dores musculares provocadas pelo treino, alguns estudos recentes apontam que não só diminui as dores como acelera o processo de recuperação dos músculos.

5. Alivia a síndrome do olho seco, aproximadamente 1 em cada 7 adultos mais velhos sofre de sintomas de olho seco devido à redução da produção de lágrimas ou lágrimas que evaporam muito rápido. Como o ácido hialurónico é excelente para reter a humidade, é frequentemente usado para tratar o olho seco. Foi demonstrado que uma solução ocular contendo 0,2-0,4% de ácido hialurónico reduz os sintomas de olho seco e melhora também a saúde ocular.

6. Ajuda na cicatrização das feridas, o ácido hialurónico também desempenha um papel fundamental na cicatrização de feridas, dado que está naturalmente presente na pele, mas as suas concentrações aumentam quando há danos que precisam ser reparados, ajudando a cicatrizar feridas mais rapidamente ao regular os níveis de inflamação e sinalizando ao corpo para construir mais vasos sanguíneos na área danificada.

Promove pele suave e saudável

7. Promove pele suave e saudável, os suplementos de ácido hialurónico podem ajudar a pele a parecer e sentir-se mais flexível. Aproximadamente metade do ácido hialurónico do corpo está presente na pele, onde se liga à água para ajudar a reter a humidade. No entanto, o processo natural de envelhecimento e a exposição a coisas como radiação ultravioleta do sol, fumo de tabaco e poluição podem diminuir essa quantidade.

Tomar suplementos de ácido hialurónico pode prevenir esse declínio, dando ao corpo quantidades extras para incorporar na pele e compensar esse défice. Doses de 120–240 mg por dia durante pelo menos um mês mostraram aumentar significativamente a humidade da pele e reduzir a pele seca em adultos.

Suplementos Biotech USA com Ácido Hialurónico

Hyaluronic & Collagen 30 cápsulas- 1 comprimido diário fornece 60 mg de ácido hialurónico e 280 mg de colagénio, aproveitando a excelente sinergia e eficácia conjunta dos 2 compostos para a saúde da pele e das articulações. Cada embalagem providencia suplemento para 1 mês.Collagen - 300 g

Collagen 300 g- fornece por dose diária de 15 gr: 13 g colagénio, 90 mg Ácido Hialurónico, 75 mg Vitamina C, 2,7 mg Vitamina E numa bebida de excelente sabor e fácil de misturar. Este componente natural, produzido pelo corpo humano, e muito importante para a fisiologia de ambas as mulheres e os homens, para combater e atrasar o surgimento das rugas e pele envelhecida. Isto porque, infelizmente à medida que envelhecemos, o nosso corpo produz menos colagénio e ácido hialurónico.

Arthro Guard Liquid 500 ml- Suplemento líquido com MSM, glucosamina, condroitina, ácido hialurónico e colagénio. Estes compostos, geralmente utilizados para beneficiar as articulações, são produzidos parcialmente no corpo humano, assim como obtidos dos alimentos que ingerimos. Por ser em formato líquido, tem uma grande vantagem de ser absorvido rapidamente. Além disso, a versão líquida é também ideal para quem não gosta de engolir comprimidos ou cápsulas grandes e é também indicada para pessoas idosas que tomam muita medicação.

Arthro Guard Pack- 30 saquetas diárias que combinam as forças de várias substâncias para lhe oferecer cuidados de 360°. A sua fórmula magnífica inclui 1000 mg de Glucosamina, 1000 mg de Condroitina, 1000 mg de MSM e 500 mg de Óleo de Linhaça. Além disso cada pacote tem uma mistura especial de ervas naturais com ingredientes importantes tais como Bromélia ou Broswellia. Reforçámos o Arthro Guard Pack com Zinco e Manganésio para apoiar a função normal dos ossos não só nas articulações, mas em todo o esqueleto. Utilizámos Vitamina E extra para proteger as células dos danos oxidativos, assim como Vitamina C para apoiar a formação de colagénio para o bom funcionamento das cartilagens. Tal como todos os produtos da BioTech USA, Arthro Guard Pack é composto por nutrientes cuidadosamente seleccionados e seguros.

José Quinta


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?