8 Passos para um estilo de vida mais saudável

Novo ano, nova vida. Hoje vamos mostrar-te 8 simples passos para um 2021 mais saudável e em melhor forma física

27.12.2020

8 Passos para um estilo de vida mais saudável

Janeiro é sempre considerado por muitos um mês de mudança. A passagem do ano é como que um ponto de viragem, abandono de velhos hábitos e começo de novos. Hoje vamos aprender 8 mudanças para entrarmos num estilo de vida mais saudável para o novo ano.

Para quem se recomenda a mudança de estilo de vida?

Quem quer mudar o estilo de vida normalmente está insatisfeito com algo na sua vida actual e pretende mudar esse ou vários aspectos na sua existência.

Por norma os 4 pontos a nível de desporto e saúde que mais abordados são para mudança na viragem do ano são:

  1. Perca de peso, grande parte da população hoje em dia sofre de excesso de peso e gordura, logo o mudar de estilo de vida face à diminuição do peso terá de ser obrigatório para atingir o propósito, mudanças na alimentação e na actividade física são praticamente obrigatórias para conseguir perder o peso desejado;
  2. Ganho de massa muscular, o ganho de músculo, considerando que o sujeito não praticava musculação anteriormente, requer diversas alterações no quotidiano no que diz respeito a hábitos alimentares e rotinas de treino, dado que necessita começar uma dieta adequada ao ganho de massa muscular, bem como a adopção de uma rotina de exercício destinada ao efeito desejado;

  3. Melhorar a performance, para quem já treina, se alimenta bem e segue um plano de treino estruturado, o aumento da performance no treino pode ser obtida através de pequenas alterações no estilo de vida tais como aumento estratégico de hidratos de carbono, início da toma de creatina e melhoramento do descanso;

  4. Melhorar a saúde, a mudança de estilo de vida visando o melhoramento da saúde é dos pontos abordados o mais abrangente, já que acaba por ser um reflexo da adopção de todos os outros pontos. Quer a perca de peso, o ganho da massa muscular e as estratégias utilizadas para melhoramento da performance irão ter sempre um impacto positivo na melhora da saúde.

Mudar para um estilo de vida mais saudável em 8 passos

1. Estabelecer um objectivo:

O estabelecimento de um objectivo concreto, especialmente reforçado se o escrevermos, é uma forma de manter o caminho face ao mesmo sem desvios. Devemos ter sempre em consideração estabelecer um objectivo atingível e o tempo suficiente para o atingir, seguindo sempre um plano estruturado para o mesmo. Outro ponto a ter em consideração é o controlo da evolução. Devemos encontrar uma forma de monitorizar a progressão que seja possível de realizar ao longo do tempo que dure o plano (por exemplo uma balança para nos pesarmos no caso de um plano de redução de gordura);

Identificar hábitos prejudiciais e eliminá-los:

2. Identificar hábitos prejudiciais e eliminá-los:

Um dos maiores problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia e que nos impedem de progredir ou melhorar a nível de desporto ou saúde são pequenos hábitos prejudiciais que incluímos na nossa rotina diária. Hábitos como beber bebidas açucaradas à refeição ou lanchar por exemplo uma tosta mista com um galão podem prejudicar-nos imenso. Basta trocar a bebida açucarada por uma versão light da mesma e trocar a tosta mista e galão por um batido de proteína e uma peça de fruta e estamos no caminho certo;

3. Preparar-se mentalmente:

A mente comanda o corpo! Antes de optarmos por mudar o estilo de vida em si devemos mentalizar-nos e preparar-nos mentalmente para o desafio que nos espera, para quando as dificuldades surgirem estarmos fortes psicologicamente para as aguentar. Estratégias como meditação, yoga, mnemónicas e outras podem ser aliados poderosos na preparação mental para o desafio da mudança de estilo de vida;

4. Comer saudável todos os dias:

Uma mudança para um estilo de vida mais saudável implica incondicionalmente o adoptar de uma alimentação mais saudável também. A inclusão de mais frutas e legumes na dieta bem como o eliminar de doces e fritos será um passo fundamental para este novo modo de vida. Trocar os aperitivos normais por versões mais light e as bebidas açucaradas por batidos de frutas pode fazer maravilhas pelo nosso físico e saúde;

5. Planear a dieta para o objectivo em vista:

Como já referimos anteriormente, a dieta é parte fundamental no plano de mudança de estilo de vida. Mas não é qualquer dieta, tem de ser uma dieta específica para o individuo e especifica para o que o mesmo ambiciona obter a nível físico, de saúde ou de performance. Como tal não basta copiar a dieta de um amigo ou alguma dieta que vimos online. Para planeares a tua dieta tu mesmo, dirigida ao teu objectivo aconselhamos-te a consultar o nosso artigo de como criares o teu plano alimentar;

Começa a treinar ou melhora a tua rotina actual:

6. Começa a treinar ou melhora a tua rotina actual:

Se formos um iniciante a começar uma rotina de treino, o melhor conselho que se pode dar é procurar um personal trainer para que ele desenhe uma rotina de treino adequada ao físico actual e à estrutura do individuo, maioritariamente composta dos exercícios que denominamos de básicos, ou seja multiarticulares. Recomendamos treinar um mínimo de 3 vezes por semana e um máximo de seis para garantir os melhores resultados e recuperação. Se já treinamos e queremos melhorar a nossa rotina podemos aumentar ou a intensidade do treino, ou o volume do treino, ou ainda a frequência de treino, pois qualquer uma destas estratégias permite-nos dar um passo em frente no nosso desenvolvimento

7. Suplementa-te:

Os suplementos nutricionais podem ser um excelente aliado para atingirmos o nosso objectivo. Consoante o objectivo será o tipo de suplementos que deveremos tomar, sempre recordando que um suplemento á algo que tomamos para complementar a dieta e não substitui a dieta em si.

Portanto para perca de peso recomendamos Iso Whey Zero ou Ultra Loss (para substituir refeições se necessário), Super Fat Burner ou Thermo Drine, L-Carnitine 100.000, Zero Bar e One-a-day.

Para ganho de massa muscular sugerimos Hyper Mass, Multivitamin for Men/Women, Bcaa+Glutamine Zero, 100% Creatine Monohydrate, e Nitrox Therapy.

Para manutenção da saúde os suplementos indicados seriam One-a-day, Iso Whey Zero Natural, Protein Cream, Vitamin C Bioflavonoides, Vitamin D3, Collagen e Peanutt Butter.

Por fim se o principal objectivo for aumentar a performance no treino recomendamos a toma de Iso Whey Zero/Vegan Protein, Arthro Guard, Isotonic, Vitamin C Bioflavonoides, Glutamine Zero e Nitrox Therapy.

Envolve no processo um amigo, conjugue ou familiar

8. Envolve no processo um amigo, conjugue ou familiar:

A união faz a força não é? Um processo complicado de mudança de estilo de vida pode ser bastante facilitado se for iniciado em conjunto, pois poderemos sempre contar com o apoio do outro para não nos desviarmos do caminho, e mesmo o facto de o estarmos a fazer em conjunto com outra pessoa dá-nos maior motivação intrínseca, nem que seja pelo facto de não falhar à outra pessoa.

José Quinta


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