Muitas pessoas fazem resoluções no ano novo do tipo: “Este ano vou mudar e ter uma vida nova”. Geralmente estas resoluções têm a ver com um estilo de vida mais saudável. Embora a determinação seja importante, para ter sucesso é mais importante ainda ser perseverante, ter uma abordagem gradual e uma boa consciencialização.
Para perder peso, a regra simples é: ingerir menos calorias do que queima, contudo, sabemos que a realidade é muito mais complexa. Para perder e manter o peso, o primeiro e mais importante passo é alterar o estilo de vida.
Com isto quero dizer que deve comer alimentos saudáveis e fazer exercício regularmente. |
Deve tomar atenção não só ao que come, mas também como come e assim sendo, deve calcular o número de calorias consumido. Por exemplo, não deve comer demasiado pão integral – há-que pensar que este contém tantas calorias quanto o pão branco, a única diferença é que tem mais fibra, vitaminas e minerais. No entanto, o pão integral sacia durante mais tempo, o que significa que não precisa de comer tanto e os seus níveis de glicemia não sofrem grandes alterações.
Além de otimizar a sua nutrição, deve também tomar certos suplementos. |
Poderá seguir o seu novo estilo de vida e dieta muito mais facilmente se apoiar adequadamente o seu metabolismo e normalizar o seu apetite. Um dos melhores produtos para atingir este objetivo é o FAT-X, sendo que o Chromium-que contém L-carnitine + chrome (L-carnitina + crómio) é também uma excelente solução e pode tomar os dois produtos ao mesmo tempo.
Deve também tomar atenção ao consumo de proteína, uma vez que esta tem um efeito termogénico e o consumo de refeições com um elevado teor proteico aumenta o metabolismo. Precisamos também de proteína para “acordar” as nossas reservas de gordura. Com um consumo mais elevado de proteína pode também evitar que o seu corpo utilize músculo quando precisa de energia.
Deve estabelecer alvos a longo prazo, mas também outros a curto prazo para o ajudarem a atingir o seu objetivo principal. Estes últimos farão com que tenha uma sensação de sucesso e assim irá sentir-se motivado para continuar a progredir. (Por exemplo, vamos imaginar que quer perder 5 kg até março). Não vale a pena estabelecer alvos ambiciosos demais, porque perder peso muito rapidamente irá ter um efeito negativo. Isso cria o tal efeito ioiô e o peso volta a aumentar muito mais rapidamente. Caso esteja a perder mais de 1 kg por semana, podemos assumir que está também a perder músculo, o que significa que provavelmente está a passar fome, exceto em casos de grande obesidade.
O que acontece quando decide passar fome para perder peso?
O seu corpo muda para “modo de reserva”, o que significa que começa a guardar mais gordura uma vez que passa por períodos onde não recebe nutrição suficiente e “pensa” que precisa de guardar mais reservas para se preparar para os períodos de fome. Em vez disso, deve alimentar-se de modo saudável e correto, e simplesmente passar a consumir menos calorias do que anteriormente.
Caso não pratique desporto, o seu corpo passa a utilizar músculo, uma vez que pensa que este não é necessário. Isto é perigoso, não só esteticamente, mas também a nível de saúde, uma vez que a perda dos músculos que suportam a coluna pode resultar em dores de costas. Praticar exercício, pelo contrário, força o corpo a utilizar e fortalecer plenamente os músculos. Caso pratique exercício, pode aumentar a ingestão de calorias e ainda assim atingir uma excelente forma física, uma vez que perder peso sem exercício pode tornar a pele flácida.
Ádám Juhász
Culturista & Treinador de Fitness