Efeito da Vitamina D no Sistema Imunitário

A vitamina D é essencial para manter o sistema imunitário a funcionar da melhor forma. Fica a saber tudo sobre esta vitamina tão importante.

02.11.2020

Efeito da Vitamina D no Sistema Imunitário

Fortalecer o sistema imunitário é sempre importante para a saúde em geral, e mais importante se torna nos dias de hoje com a questão do COVID. Hoje vamos falar da vitamina D e da importância do consumo adequado da mesma para um sistema imunitário resistente.

O que é a Vitamina D e porque necessitamos dela?

O corpo humano produz vitamina D em resposta à exposição ao sol. Também podemos aumentar a ingestão de vitamina D por meio de certos alimentos ou suplementos.

A vitamina D é essencial por vários motivos, incluindo a manutenção de ossos e dentes saudáveis, podendo também proteger contra uma série de doenças e condições, tais como a diabetes tipo 1.

Apesar do nome, a vitamina D não é uma vitamina, mas um pró-hormonal, ou seja, é precursora de uma hormona.

As vitaminas são nutrientes que o corpo não pode criar e, portanto, uma pessoa deve consumi-los na dieta. No entanto, o corpo pode produzir vitamina D como já referimos, através da exposição solar.

A vitamina D, quer seja produzida pelo corpo em reacção à luz do sol, quer seja através do consumo proveniente de alimentos ou suplementos, tem múltiplas funções no corpo humano, podendo auxiliar a:

  • Promover ossos e dentes saudáveis

  • Reduzir o risco de gripe

  • Manter as crianças saudáveis

  • Promover uma gravidez saudável

  • Apoiar a saúde do sistema imunológico, cerebral e nervoso

  • Regular os níveis de insulina e apoiando o controlo da diabetes

  • Apoiar a função pulmonar e a saúde cardiovascular

  • Influenciar a expressão de genes envolvidos no desenvolvimento do cancro.

5 Sintomas de baixos níveis de Vitamina D

A maioria das pessoas não percebe que são deficientes em Vitamina D, pois os sintomas são geralmente bastante subtis, podendo não ser reconhecidos facilmente, mesmo se estiverem a ter um efeito negativo significativo na qualidade de vida.

Entre os sintomas mais comuns podemos destacar:

  • Ficar doente ou infectado com frequência, pois uma das funções mais importantes da vitamina D é manter o sistema imunológico forte para que seja capaz de combater vírus e bactérias que causam doenças;

  • Fadiga e cansaço, a sensação de cansaço pode ter muitas causas, e a deficiência de vitamina D pode ser uma delas;

  • Dor nos ossos e nas costas, dor óssea e lombar podem ser sinais de níveis inadequados de vitamina D no sangue;

Perca de cabelo, uma perca exagerada de cabelo pode ser sinal de deficiência de vitamina D

  • Perca de cabelo, uma perca exagerada de cabelo pode ser sinal de deficiência de vitamina D;

  • Depressão, níveis baixos de vitamina D podem levar a estados depressivos que são muito mais comuns em países do norte que em países do sul, essencialmente devido à menor quantidade de exposição solar.

Como é que a Vitamina D afecta o sistema imunitário?

A vitamina D ajuda o nosso sistema imunitário a manter-se forte e equilibrado durante a temporada de gripes e constipações.

Existem receptores de vitamina D e enzimas activadoras nas superfícies de todos os glóbulos brancos. O papel da vitamina D em manter o sistema imunológico saudável é muito complexo porque o sistema imunitário deve estar perfeitamente equilibrado. Se houver estimulação excessiva, doenças auto-imunes podem se instalar. Se não houver actividade suficiente podem ocorrer infecções frequentes, e ambos os opostos estão ligados a baixas doses de vitamina D.

Em 2017, uma grande análise de estudos clínicos prospectivos mostrou que tomar vitamina D reduz as hipóteses de desenvolver uma infecção respiratória em aproximadamente 42% em pessoas com níveis basais baixos de 25-hidroxivitamina D

A análise sugere que tomar vitamina D diária ou semanalmente foi mais eficaz do que doses maiores tomadas em bolos únicos ou mensais. A dose diária mais comum usada foi a vitamina D3 300-4.000 UI.

Nesta temporada de gripes e tendo especial atenção este ano à situação do Covid, é importante que seja promovida a suplementação diária e semanal de vitamina D, pois ajuda a manter o sistema imunitário equilibrado durante a temporada mais grave de gripes e constipações, podendo também tornar menor a possibilidade de contrair o Covid.

Como aumentar os níveis de vitamina D?

Como referimos anteriormente podemos aumentar os níveis de vitamina D no corpo de 3 formas:

1. Passar mais tempo ao sol:

Ao passarmos mais tempo expostos à luz solar garantimos que o nosso corpo seja capaz de produzir mais vitamina D. Esta exposição é uma das razões porque estamos mais felizes e menos doentes no Verão que no Inverno;

 Consumir peixes gordos, marisco e cogumelos

2. Consumir peixes gordos, marisco e cogumelos:

Vitamin D3 - 60 comprimidos

Certos tipos de comida são ricos em vitamina D e o seu consumo diário ou moderado durante a semana permitem ao nosso organismo extrair toda a vitamina D que necessita para manter o sistema imunitário a funcionar correctamente. Então os alimentos que podemos recomendar: salmão, carapaus e sardinhas, atum em lata, óleo de fígado de bacalhau, gemas de ovos e cogumelos;

3. Tomar suplementos de vitamina D:

Os suplementos de vitamina D são formas fáceis de ingerir a quantidade necessária ideal de vitamina D sem nos precisarmos de preocupar em contar o tempo que permanecemos ao sol (ou moramos num sitio pouco ensolarado), ou em prestar atenção detalhada à alimentação (ou simplesmente não apreciamos os alimentos que foram recomendados). Suplementos da Biotech USA como a Vitamin D3 Drink Powder e Vitamin D3 são excelentes e convenientes formas de tomar as doses de vitamina D3 que pretendemos.

José Quinta


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