Efeitos do Q10 na pele e na saúde

A Coenzima Q10 têm-se tornado popular ultimamente devido aos seus benefícios a nível de pele e saúde. Hoje vamos contar-te tudo o que precisas saber acerca deste precioso nutriente.

14.07.2020

Efeitos do Q10 na pele e na saúde

Os recentes descobertos benefícios da Coenzima Q10 têm-na tornado um suplemento bastante popular nos dias de hoje. Neste artigo vamos dissecar as propriedades e benefícios na saúde e na pele e ainda outras curiosidades importantes de saber acerca da mesma.

O que é a Coenzima Q10?

A coenzima Q, é também conhecida como ubiquinona e pertence a uma família de coenzimas que é omnipresente nos animais e na maioria das bactérias (daí o nome ubiquinona). Nos seres humanos, a forma mais comum é a coenzima Q10 ou a ubiquinona-10.

A CoQ10 é um composto produzido pelo corpo e armazenado nas mitocôndrias das células, responsáveis ​​pela produção de energia e protegem as células contra danos oxidativos e bactérias ou vírus causadores de doenças.

A CoQ10 desempenha vários papéis importantes no corpo e está presente em todas as células, sendo que as concentrações mais altas são encontradas em órgãos com maiores demandas de energia, tais como o coração, rins, pulmões e fígado.

A nível dietético as melhores fontes de Coq10 são frutos secos, frutas, vegetais, peixe, carne e cereais integrais.

Os principais benefícios de níveis adequados de Coq10 no corpo são:

  • Ajuda a tratar ou prevenir problemas cardíacos;

  • Contribui para a fertilidade;

  • Ajuda a manter a pele jovem;

  • Pode reduzir a frequência e intensidade de dores de cabeça;

  • Contribui ao aumento do rendimento desportivo;

  • Ajuda a melhorar ou prevenir a diabetes;

  • Pode ajudar a prevenir certos tipos de cancros;

  • É bom para o cérebro;

  • Pode desempenhar um papel de protecção para os pulmões.

Quais são os sintomas de deficiência de COQ10?

A coenzima Q10 com o passar dos anos tem a sua produção diminuída no organismo. Por volta dos 30 anos, a deficiência da substância já pode ser notada. Para além do declínio natural, certos medicamentos para regular o colesterol podem também resultar na deficiência da mesma.

A deficiência da COQ10 também foi correlacionada com casos de atraso mental, fraqueza muscular, problemas na visão, problemas na coluna, entre outros. É importante entender que a coenzima Q10 obtida dos alimentos não é altamente absorvida pelo organismo, sendo que apenas 10% é aproveitado. Neste sentido, o ideal para manter os níveis da substância equilibrados é recorrer à suplementação.

O indicado para o consumo de forma geral é de 90mg a 200mg da substância. O consumo pode ser feito através de cápsulas e o ideal é consumi-las próximo de uma refeição. Tomar os suplementos de COQ10 com alimentos pode ajudar o corpo a absorvê-los até três vezes mais rápido do que tomados em jejum.

Benefícios do COQ10 para o cuidado da pele

Benefícios do COQ10 para o cuidado da pele

Existe bastante ciência legitimada que comprova as reivindicações das propriedades antioxidantes do COQ10, de que colocado na pele pode servir como escudo protector a todas as coisas que contribuem para o envelhecimento da pele, tais como a radiação UV, a radiação infravermelha e poluição por ozono, tudo fontes ambientais e que são as principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, acumulação de toxinas, aparecimento de rugas e manchas, ao mesmo tempo que melhora e aumenta a textura da pele, tornando-a mais suave.

Embora o COQ10 de ocorrência natural possa ser digerido em termos de energia, pode também fazer maravilhas quando incluído em produtos para a pele, incluindo:

  • Energizar a actividade de reparação celular;

  • Reduzir os danos causados ​​pelo sol;

  • Estimular a produção de colagénio e elastina;

  • Reabastecer as células da pele de nutrientes essenciais;

  • Ajudar a reduzir os danos dos radicais livres;

  • Ajudar a acalmar a pele e remover toxinas;

  • Reduzir o aparecimento de rugas e manchas na pele.

Quais são os benefícios do COQ10 para o desporto e para a saúde?

1. Pode auxiliar na performance desportiva
O stress oxidativo pode afectar a função muscular e, portanto, a performance desportiva, tal como a função mitocondrial anormal pode reduzir a energia muscular, dificultando a contracção eficiente dos músculos e a manutenção da forma do exercício. A suplementação com COQ10 pode ajudar a melhorar o desempenho ao diminuir o stress oxidativo nas células e ao melhorar as funções mitocondriais;

2. Protege os pulmões
De todos os órgãos, os pulmões são os mais susceptíveis a danos oxidativos, o que pode resultar em doenças pulmonares como asma ou doença pulmonar obstrutiva crónica e, foi demonstrado que pessoas que sofrem dessas condições apresentam níveis mais baixos de COQ10. A suplementação com COQ10 reduz a inflamação em indivíduos com asma, bem como a necessidade de medicamentos para o tratamento da mesma.

Quais são os benefícios do COQ10 para o desporto e para a saúde?3. Ajuda na perca de peso
Estudos recentes demonstraram que o consumo de suplementos de COQ10 pode ajudar na perca de peso. Isto acontece porque a suplementação com COQ10 melhora o metabolismo lípido e previne a obesidade, ao suprimir a acumulação de lípidos e mitigar a disfunção metabólica;

4. Pode ajudar a tratar doenças cardíacas
Um estudo realizado em pessoas com insuficiência cardíaca demonstrou que o tratamento com COQ10 durante um período de dois anos melhorou a gravidade dos sintomas e reduziu o risco de morte por problemas cardíacos, bem como menos frequência de hospitalizações e complicações graves.

Q10 Coenzyme 100 mg - 60 cápsulasParece que o tratamento com COQ10, aliado a uma dieta com menos gorduras animais, pode ajudar a restaurar níveis óptimos de produção de energia, reduzir danos oxidativos e melhorar a função cardíaca, o que pode ajudar no tratamento da insuficiência cardíaca.

Suplementa-te com a Biotech USA

Como é óbvio a Biotech USA pensou em tudo e como tal desenhou 2 produtos que podes tomar para obter todos os benefícios de pele e saúde derivados do COQ10:

José Quinta


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?