Melhore o seu sistema imunológico com vitaminas e substâncias naturais

Seu sistema imunológico é o principal sistema de defesa do seu corpo, que trabalha duro para prevenir doenças. Vamos ver o que você pode fazer para aumentá-lo!
14.10.2019

Melhore o seu sistema imunológico com vitaminas e substâncias naturais

 

 

 


O sistema imunológico é o principal sistema de defesa do corpo, que impede que substâncias e células estranhas entrem no seu corpo para deixá-lo doente. Nossa pele também faz parte do sistema imunológico, mas é um sistema complexo de células, tecidos e órgãos. Se você está em uma dieta desequilibrada e seu corpo carece de nutrientes de grande importância, o resultado é um sistema imunológico fraco, resultando em menos resistência às doenças. Vamos pensar no período de gripe durante o inverno. O estresse e a pressa também são prejudiciais, mas vamos dar uma olhada no que você deve prestar atenção e como pode facilmente dar suporte ao sistema imunológico.

Por que é importante fortalecer o sistema imunológico?

Por que é importante dar suporte ao funcionamento normal do nosso sistema imunológico? Você com certeza sabe que uma das coisas mais importantes para preservar a saúde, bem como proteger e fortalecer o sistema imunológico, é ter uma dieta adequada, rica em vitaminas e minerais.

A principal função do sistema imunológico é proteger o corpo contra agentes patogênicos, como vírus e bactérias, e se livrar das células anormais produzidas no corpo.

Se nosso sistema imunológico receber nutrientes adequados, há melhoria da atividade e o corpo fica mais resistente às infecções e doenças.

Veja o que o sistema imunológico combate todos os dias:

  • Doenças bacterianas

  • Infecções virais e gripe

  • Inflamação do trato intestinal

  • Estresse

  • Fatores ambientais, toxinas.

Se você sofre de fadiga constante ou se fica estressado com frequência, isso pode ser consequência da disfunção do sistema imunológico. Se nossa imunidade, que é nossa proteção, está enfraquecida, menos glóbulos brancos são produzidos e elas não conseguem combater células proliferativas tóxicas que podem formar um tumor no futuro.

Quando é necessário fortalecer o sistema um pouco mais?

Quando é necessário fortalecer o sistema um pouco mais?

  • Se você costuma sofrer de doenças recorrentes, como sinusite e pneumonia, esse é o sinal óbvio.

  • Caso esteja em uma dieta específica, seja para fins de perda de peso ou por algumas restrições alimentares devido a uma doença. Se você deseja definir o corpo, consome menos frutas, mais carnes e alimentos ricos em proteínas. O sistema imunológico costuma ficar enfraquecido nesses momentos e você estará propenso a infecções do trato respiratório. No caso de uma dieta, o suplemento de vitaminas e minerais é de grande importância para preservar o equilíbrio e evitar a acidificação causada pela alta ingestão de proteínas.

  • A hiperatividade do sistema imunológico também pode ser um sinal de um sistema imunológico disfuncional: reações alérgicas como sensibilização da pele, rinite alérgica, asma, algumas doenças intestinais, alergias relativas a medicamentos e alimentos.

  • No caso de um sistema imunológico enfraquecido após uma cirurgia, também é importante consumir vegetais, frutas e vitaminas.

Vitaminas mais importantes para o sistema imunológico

As vitaminas mais importantes que estimulam o sistema imunológico são, entre outras, as vitaminas B, C, D, E e o selênio, as quais têm um efeito antioxidante e aumentam a eficiência do sistema imunológico. Com frequência se pergunta se as vitaminas devem ser ingeridas diariamente. Basicamente, nosso corpo tem uma certa necessidade para preservar a saúde. Isso deve ser garantido todos os dias, principalmente no que diz respeito às vitaminas hidrossolúveis. A maneira ideal é garantir isso por meio dos alimentos. No entanto, se não for possível dessa forma, isso deve ser assegurado com as vitaminas.

Vitamina B

Tipos de vitamina B que aumentam a resistência do corpo a infecções bacterianas. Dão suporte à função cerebral normal e digestão normal. As fontes mais importantes de vitamina B são ovos, fígado, cereais integrais, peixe, fermento e vegetais.

Vitamina C

Protege as células, reduz inflamações e ajuda a prevenir resfriados. Além disso, a vitamina C é um antioxidante muito forte que protege as células contra os radicais livres e infecções, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas e tumores. Ela aumenta também o efeito da vitamina B e E. Está presente em frutas e vegetais crus, como tomate, pimentão, brócolis, frutas cítricas e vegetais de folhas verdes. Os benefícios são alcançados com a ingestão de 500 mg no mínimo.

Vitamina E

Tem um efeito antioxidante e de imunização, protege o corpo em um nível celular, aderindo-se às moléculas de oxigênio e impedindo-as de se transformarem em peróxido, que é um radical livre realmente poderoso.  É essencial para a atividade celular normal e reduz o risco de doenças cardíacas. As melhores fontes de vitamina E são gérmen de trigo, ovos, nozes, fígado, azeite e outros tipos de castanhas e sementes.

Vitamina D

Estudos mostram que o déficit de vitamina D está relacionado à melhoria da autoimunidade e propensão a infecções. Essa vitamina desempenha um papel essencial na preservação da saúde dos ossos, além de reduzir inflamações. De acordo com estudos mais recentes, a carência de vitamina D está relacionada ao diabetes e à obesidade. Essa vitamina é produzida na nossa pele como resultado da exposição ao sol, mas está presente também no bacalhau, atum e óleo de fígado de bacalhau. A dosagem recomendada é de 2000 UI.

Reforços imunológicos naturais

Reforços imunológicos naturais

O fortalecimento do nosso sistema imunológico pode ser melhorado também pelas refeições e especiarias diárias. Vamos ver alguns exemplos.

Gengibre

O gengibre é comum na terapia ayurvédica e seu consumo diário é a base de um forte sistema imunológico. É anti-inflamatório e antimicrobiano, sendo que suas raízes e seus óleos essenciais ajudam a dar resistência ao corpo. É ótimo contra infecções do trato respiratório e resfriados, mas também melhora a digestão. Purifica o sistema linfático e ajuda a prevenir o acúmulo de toxinas, além de limpar o corpo. Pode ser servido em forma de chá, mas também é ótimo para pratos principais e bebidas.

Orégano

Suas propriedades medicinais e seu efeito imunológico são decorrentes de seus óleos essenciais, alto teor de flavonoides e taninos. Devido às suas principais substâncias ativas, timol e carvacrol, o orégano é antibacteriano e pode ser usado para tratar infecções do trato respiratório e infecções gastrointestinais. Além disso, recomenda-se seu consumo para evitar doenças fúngicas, vírus e parasitas. Pode ser usado como tempero ou sob a forma de aromaterapia.

Ginseng

A resistência do corpo a doenças e infecções pode ser aumentada com o consumo do caule, folhas e raízes de ginseng. Ele ajuda a função do nosso sistema imunológico, produzindo seu efeito nas células imunes (células B e T, macrófagos etc.). De acordo com várias pesquisas, o emprego de 200 mg de ginseng resulta em menos casos de resfriados e a ingestão de ginseng se mostrou eficiente na prevenção da gripe.

Equinácea

A purpúrea (equinácea) é uma das plantas mais pesquisadas. Seus maiores benefícios foram percebidos em relação a infecções recorrentes. Um estudo realizado em 2012 mostrou que pessoas que consumiram equinácea tiveram menos resfriados. Ela estimula o sistema imunológico, especialmente em caso de infecções agudas do trato respiratório superior. Para tirar proveito de seus efeitos, recomenda-se a ingestão diária de 1 g de folhas secas.

Sabugueiro

A medicina tem usado o sabugueiro e sua flor há milhares de anos para curar resfriados, gripes e infecções. Uma publicação do Journal of International Medical Research (Revista Científica de Pesquisas Médicas Internacionais) mostrou que, nos casos em que o sabugueiro foi empregado dentro de 48 horas após a doença, a duração da gripe foi reduzida significativamente em quatro dias.  A ingestão diária recomendada é de duas a três porções de chá de sabugueiro, que devem ser preparadas com 10 g de folhas ou duas colheres de sopa de flores.

Alho

Sua substância ativa primária é a alicina, eficaz contra bactérias e vírus. Recomenda-se normalmente um dente de alho por dia e, como efeito adicional, a chance de câncer de cólon e estômago é significativamente reduzida.

Chás

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Harvard, descobriu-se que o corpo das pessoas que bebiam cinco xícaras de chá preto por dia durante duas semanas produzia dez vezes mais interferon antiviral. Esse efeito é decorrente do aminoácido L-teanina, que também pode ser encontrado no chá verde e preto.

Como a atividade física ajuda o sistema imunológico?

Como a atividade física ajuda o sistema imunológico?

Além da dieta, a atividade física regular também é um fator significativo na preservação da saúde. Passe muito tempo ao ar livre! Viva uma vida ativa e pratique esportes regularmente! Se possível, escolha uma forma de exercício que faça você suar mais, pois a transpiração ajuda seu corpo a remover toxinas. Durante os treinos, aumenta a quantidade de células bactericidas e macrófagos antivirais no sistema vascular, produzindo assim o efeito de fortalecimento imunológico. Além disso, o esporte é uma ótima maneira de lidar com o estresse e ganhar vigor.

Produtos multivitamínicos da BioTechUSA

Vale a pena consumir produtos multivitamínicos para absorver grande parte das vitaminas essenciais para o corpo consumindo apenas um produto.

. One a day

Esta é uma fórmula multivitamínica básica com 12 tipos de vitaminas e 10 tipos de minerais. Contém vitamina A, B, C, D e E. Pode ser consumido por pessoas acima dos 12 anos de idade.

. Multivitamin for Women

As vitaminas e os minerais essenciais para o corpo de uma mulher podem ser garantidos com dois comprimidos por dia. Contém sete tipos de antioxidantes e, assim, ajuda o sistema imunológico e auxilia a preservar cabelos e pele saudáveis de forma eficaz.

. Multivitamin for Men

É uma fórmula multivitamínica complexa, especialmente para homens. Possui aminoácidos, extratos de frutas e vegetais como laranja amarga, grama de trigo, salsa e amora. 12 tipos de vitaminas, 10 tipos de minerais, 14 tipos de antioxidantes e 5 tipos de aminoácidos podem ser ingeridos por meio de 2 comprimidos por dia.

. Daily Pack

Uma coleção multivitamínica selecionada de maneira profissional que contém comprimidos multivitamínicos e com múltiplos minerais, comprimidos de vitamina C, cápsulas de cálcio-magnésio, cápsulas de Q10, cápsulas de semente de uva e cápsulas de óleo de peixe. É produzido com maior teor de substâncias ativas para pessoas com vida bastante ativa e atletas profissionais.

. Vitamin C 1000 Bioflavonoids

Além do ácido ascórbico, os bioflavonoides de vitamina C 1000 contêm rosa mosqueta, casca de limão e sabugueiro, que são excelentes fontes de vitamina C. Recomenda-se um comprimido por dia para preservar a saúde. No entanto, essa dose pode ser aumentada no caso de um sistema imunológico enfraquecido, tabagismo ou necessidade de uma maior ingestão de vitamina C.

Spirulina

As algas são um dos alimentos mais populares do povo asiático. Contêm 4 mil tipos de substâncias ativas e são um excelente antioxidante e reforço imunológico, sendo ótimas em caso de déficit de ferro. Além disso, são utilizadas com pessoas que sofrem de alergias. A substância denominada ficocianina ajuda a processar a histamina. Recomenda-se uma dosagem de quatro comprimidos, duas vezes ao dia.

. Vitamin E

A vitamina E é um dos melhores antioxidantes existentes. Ajuda a proteger as células contra o estresse oxidativo, sendo também essencial para atletas em busca de regeneração muscular. Além disso, tem um efeito antienvelhecimento. Uma cápsula de gelatina macia contém 200 mg de vitamina E, que é uma fórmula facilmente processável.

Lembre-se do seguinte: se você não gosta de ficar doente e de fazer visitas ao médico ou se deseja evitar todos os tipos de inflamações e alergias, deve sempre prestar atenção à saúde do sistema imunológico e nutri-lo com vitaminas adequadas e minerais adicionais!


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