O Plano de 1200 Calorias por Dia para Perder Gordura

Para perder gordura temos de gastar mais do que ingerimos. Conhece o plano das 1200 calorias e perde alguns quilos.

13.05.2020

O Plano de 1200 Calorias por Dia para Perder Gordura

A base da perca de gordura é o défice calórico, seja que tipo de dieta se siga, perdemos gordura exclusivamente ao gastar mais energia do que a que consumimos!

Vamos exemplificar um plano alimentar de 7 dias com um consumo calórico de 1200 calorias por dia para perder alguma gordura.

O que necessitas saber acerca da dieta das 1200 calorias

Para quem é recomendada?

O adulto médio necessita de 1.600 a 3.000 calorias por dia para sustentar o seu peso corporal. Quando uma pessoa consome menos calorias do que precisa, o corpo começa a perder peso. Fá-lo primeiro queimando gordura e, eventualmente, outros tecidos, incluindo massa muscular.

A maioria das pessoas necessita significativamente mais de 1.200 calorias por dia. Portanto, indivíduos que reduzam a sua ingestão diária para 1.200 calorias podem esperar perder algum peso, o que pode ser benéfico para pessoas com excesso de peso ou obesas.

Algumas pesquisas sugerem até que uma dieta de baixas calorias, como a de 1.200 calorias, oferece benefícios adicionais à saúde como menos doenças e maior longevidade.

Numa dieta restrita como esta fica mais difícil obter todos os macronutrientes essenciais, como proteínas e gorduras, tal como micronutrientes, vitaminas e minerais. Portanto, é importante ler os rótulos nutricionais dos alimentos e consultar um médico antes de optar por esta forma de alimentação, sendo que um profissional geralmente pode ajudar na elaboração de um plano alimentar personalizado.

Mas nem todas as pessoas devem consumir dietas muito baixas em calorias. Entre elas estão incluídos:

  • Os que já estão abaixo do peso recomendado;

  • Mulheres cujos ciclos menstruais pararam devido ao baixo peso ou a uma dieta já muito baixa em calorias;

  • Indivíduos com distúrbios alimentares;

  • Mulheres grávidas ou em amamentação;

  • Crianças, especialmente crianças muito novas;

  • Indivíduos com deficiências ou desequilíbrios nutricionais específicos.

O básico da dieta das 1200 calorias

Em suma, esta dieta funciona. Comer menos calorias do que se queima funciona sempre, mas não é recomendado que uma pessoa consuma menos de 1.200 calorias por dia, pois é muito difícil obter o suficiente de certos nutrientes tais como cálcio, proteína e magnésio, entre outros.

Adicione algum treino de força e consuma a quantidade adequada de proteína na dieta para não perder massa magra (mas sim apenas gordura), o que pode diminuir o metabolismo e tornar mais difícil a perca e mais provável a recuperação de peso.

Os alimentos são simplesmente combustível, mas muitos de nós comem por outras razões que não a fome. Comemos quando estamos aborrecidos ou nervosos. Comemos porque algo é tão delicioso que simplesmente não resistimos. Por vezes, apenas comemos apenas porque a comida está à nossa frente.

A forma mais fácil de atingir as 1200 calorias é reduzir nos hidratos de carbono pois são o único macronutriente que não é essencial ao organismo, e porque neste nível tão reduzido de calorias não há muito para reduzir em proteína e gordura sem comprometer o organismo ou aumentar o risco de perder musculo.

Por norma até um quilo perdido de gordura por semana é considerado estar dentro dos parâmetros do denominado emagrecimento saudável. Snacks saudáveis

Snacks saudáveis

É normal ter fome por vezes entre as refeições principais, mas se queremos manter o consumo das 1200 calorias por dia temos de ter atenção ao que comemos nesses intervalos para não ficarmos com poucas calorias para as refeições principais, portanto recomendamos manter esses snacks abaixo das 100 calorias.

De entre snacks saudáveis com menos de 100 calorias podemos optar por:

O plano alimentar de 1200 calorias

O plano alimentar de 1200 calorias

Pequeno-almoço:

  • 2 Fatias de manga ou ananás frescos

  • 1 Ovo cozido

  • 1/2 de um pão pequeno de trigo integral ou 30 gr de aveia/farinha de aveia sem açúcar

Almoço:

  • 1 Dose de salada com abacate, cenoura, tomate e verduras com vinagre balsâmico para dar sabor

  • 50 gr de feijão preto

  • 50 gr de iogurte grego sem açúcar que podes adicionar à sopa de legumes que se pode comer à vontade a todas as refeições

  • 1 Bolacha de milho

Jantar:

  • Brócolos ou couve a vapor, temperado com mostarda asiática e vinagre de arroz

  • 100 gr de salmão selvagem

  • Sopa de legumes

  • 100 gr arroz integral já confeccionado

Lanches/snaks saudáveis

Podes aproveitar estes ao longo do dia tomando uma dose entre o pequeno-almoço e o almoço e outra dose entre o almoço e o jantar:

José Quinta


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?