Os efeitos da taurina no corpo

Você sabe para que serve a taurina? Este artigo fornece informações concretas sobre os efeitos da taurina e você pode descobrir se vale a pena usá-la como suplemento alimentar ou não
02.05.2019

Os efeitos da taurina no corpo - BioTechUSA

Quando as bebidas energéticas se tornaram populares, houve muita discussão sobre a taurina. Surgiram informações da esquerda, direita e centro: de acordo com alguns é benéfica, muitos acharam que não era. Não ficou claro se era prejudicial à nossa saúde ou se deveríamos consumir maiores quantidades de taurina. Enquanto isso, não fazíamos ideia para que ela servia, por que as bebidas energéticas continham taurina e onde mais ela poderia ser encontrada. Neste artigo, você pode aprender o motivo de a taurina ser útil para o corpo, quais são os efeitos dela nos atletas e naqueles que não praticam esportes de forma ativa e quanto devemos consumir. O efeito da taurina ainda é pesquisado continuamente nos dias de hoje e aparentemente você também pode se beneficiar se conhecer mais este aminoácido. Ele pode ser encontrado em quantidades relativamente significativas no seu corpo e desempenha várias funções cruciais.

O que é taurina e o que ela faz com o corpo?

A taurina é um aminoácido que também é encontrado no corpo em forma natural. Além da cafeína, a taurina é frequentemente adicionada a bebidas energéticas. A taurina não é um estimulante, mas tem um efeito estimulante sobre a função cerebral.

A taurina desempenha várias funções importantes nos seus músculos. Ela também desempenha seu papel para o funcionamento saudável do coração, pois, de acordo com os pesquisadores, reduz a pressão arterial e regula o nível de cálcio do corpo e, portanto, reduz o risco de arteriosclerose, reduzindo o risco de ataque cardíaco. Também é importante mencionar o efeito da taurina no sistema nervoso. A taurina auxilia a comunicação entre os neurônios, protege os nervos e garante a manutenção das membranas celulares no corpo.

Segundo algumas pesquisas, a taurina e a cafeína complementam-se perfeitamente, de modo que ambas melhoram o desempenho físico e mental. Portanto, não é coincidência que muitas vezes são utilizadas juntas em bebidas energéticas. A taurina potencializa o desempenho físico ao facilitar o fluxo de glicose para os músculos, garantindo assim a fonte de energia primária para as atividades.

A taurina é popular entre fisiculturistas, pois ajuda na síntese de proteínas e no crescimento da massa muscular. Pesquisas também destacam seu efeito calmante sobre o sistema nervoso, podendo nos ajudar a combater a ansiedade. A taurina também é utilizada por pacientes que sofrem de epilepsia para reduzir as convulsões.

O que é taurina e o que ela faz com o corpo? - BioTechUSA

Dieta rica em taurina

A taurina é um aminoácido sulfurado. Diferente de outros aminoácidos, a taurina não é incorporada nas estruturas proteicas. É encontrada no fluido intracelular. Um adulto pode produzir taurina a partir de aminoácidos. No entanto, durante a infância o corpo é incapaz de produzi-la, mas os bebês recebem suplemento de taurina pelo leite materno. Muitos alimentos contêm taurina. Alimentos com alto teor de aminoácidos, principalmente com alto teor de proteína, como peixes, contêm níveis mais altos de taurina. A cavala possui um teor particularmente alto de taurina, mas outras carnes animais também representam uma boa fonte de taurina. Até mesmo pássaros e insetos contêm taurina, enquanto bife de fígado, carne de frango ou de cordeiro contêm níveis muito altos de taurina. Legumes que crescem no solo não contêm taurina, mas as algas provaram ser uma excelente fonte de taurina. A taurina também pode ser encontrada em grandes quantidades nos mexilhões, caranguejos e frutos do mar.

 

Qual é a dose recomendada de taurina?

Uma dieta diária contém cerca de 40 a 400 mg de taurina.

A dose de taurina diária recomendada varia entre 500 mg e 2000 mg. Para atletas e pessoas que fazem exercício físico pesado, essa quantidade diária pode ser aumentada para até 3000 mg.

De acordo com testes, essa dosagem não sobrecarrega os rins. Atualmente não existem estudos disponíveis que avaliam os efeitos do consumo de taurina a longo prazo e em alta dosagem. A dose diária de 3000 mg é considerada segura também a longo prazo. De acordo com testes, o consumo diário de carne e peixe não é suficiente para suprir a dose diária necessária. Portanto, se você deseja maximizar os benefícios do consumo de taurina, vale a pena considerar aumentar sua ingestão com suplementos alimentares.

Também é importante observar que a produção de taurina do corpo diminui conforme envelhecemos. Uma maior ingestão de taurina é recomendada para aqueles que desejam aproveitar mais os benefícios do consumo de taurina. Ou seja: se você sofre de pressão alta, tem um trabalho estressante ou segue uma dieta com baixo nível de ingestão de carne, vale a pena aumentar seu consumo de taurina. Atletas também devem otimizar a ingestão de taurina, tanto no caso de esportes de resistência como de treinamento de força visando o aumento da massa muscular. A taurina também melhora a resistência e o crescimento da massa muscular.

 

Efeitos da taurina como suplemento alimentar

É benéfico consumir certos agentes ativos, pois sua ingestão pode ser feita com facilidade, não requer nenhuma preparação ou cozimento. Além disso, podemos facilitar o consumo do agente ativo sem outros nutrientes contidos nos alimentos ou sem fontes de nutrientes desnecessárias. Embora o corpo humano seja capaz de produzir taurina, há certas situações em que os agentes ativos necessários para a produção de taurina não estão disponíveis na quantidade necessária, o que pode resultar em deficiência de taurina. É o caso de uma dieta restrita. Se é provocada uma deficiência de taurina no corpo, o risco de inflamação e depósito de cálcio é maior. Como resultado, pode-se iniciar uma calcificação. Se você também pratica exercícios, a hidratação também pode ser um problema e podem ocorrer cãibras musculares. A taurina como antioxidante ajuda no funcionamento do corpo. Consequentemente, também temos que calcular os problemas decorrentes da deficiência de taurina. A deficiência de taurina também pode causar distúrbios no funcionamento da retina. Mas depressão, nervosismo, problemas de audição, pressão alta, ganho de peso e de regeneração também podem indicar falta de taurina no corpo.

Não há pesquisas disponíveis sobre o uso excessivo de taurina. Segundo estudos atuais, se a taurina for corretamente aplicada, também é seguro tomar diariamente 3.000 mg de taurina por toda a vida.

Efeitos da taurina como suplemento alimentar - BioTechUSA

A taurina realmente aumenta a expectativa de vida?

Há rumores de que, entre os japoneses, o número de pessoas com 100 anos ou mais é maior. Pesquisadores ainda procuram sinais na alimentação deles, já que os japoneses comem muitos peixes e algas, ricos em taurina. Por meio de testes realizados na cidade com o maior número de moradores acima de 100 anos de idade, um pesquisador descobriu que o risco de arteriosclerose e câncer de estômago é muito menor, assim como o risco de desenvolver câncer de mama ou próstata. Pesquisas sobre a dieta japonesa mostraram que os japoneses comem peixes pelo menos três vezes por semana, juntamente com grandes quantidades de cereais integrais e legumes, mas também camarões e polvos ricos em taurina. Segundo a pesquisa, os dois últimos reduzem o nível de colesterol e pressão arterial. Pesquisas mostraram que os hábitos alimentares estão claramente relacionados à expectativa de vida, porém a taurina é apenas um dos ingredientes que têm impacto na saúde.

Taurina e insônia

Se você pensar na razão pela qual as bebidas energéticas contêm taurina, obviamente chegará à conclusão de que essa substância mantém as pessoas acordadas. Infelizmente, isso é um equívoco.

A taurina melhora a qualidade do sono. Quando você não consegue relaxar ou está nervoso quando vai dormir, o efeito calmante da taurina pode ajudar.

Esse efeito deve-se ao fato de que a taurina aumenta a quantidade de ácido gama aminobutírico (GABA, na sigla em inglês), cujo efeito calmante atua no sistema nervoso. Contribui para a redução dos hormônios do estresse. Como a taurina se esvai rapidamente do corpo devido ao estresse ou a exercícios físicos intensos, a deficiência de taurina pode ocorrer facilmente, especialmente se você não estiver consumindo carne. O efeito revigorante ligado às bebidas energéticas é alcançado quando a taurina é combinada com a cafeína, de modo que a quantidade de taurina seja menor ou igual à quantidade de cafeína adicionada. Essa combinação provoca um efeito que impede que você durma. Se a quantidade de taurina é maior, tem um efeito calmante e relaxante. Consuma 2000 mg a 3000 mg de taurina antes de dormir, se tiver problemas de sono.

 

Em resumo, a taurina é uma excelente escolha se:

  • Você está procurando um antioxidante com todos os benefícios para a saúde
  • Está sofrendo de problemas cardiovasculares
  • Está lutando contra o excesso de peso
  • Deseja melhorar seu desempenho
  • Tem medo de estimulantes, como a cafeína
  • Está seguindo uma dieta vegetariana
  • Tem uma vida estressante
  • Faz muito exercício físico

Se alguma das situações acima se aplica a você, vale a pena pensar na proteção do seu sistema nervoso e cardiovascular através da utilização desta versátil substância ativa antioxidante. Ela está disponível como suplemento alimentar em muitas formas, em pó ou comprimido. Assim, você pode tomar taurina facilmente e levá-la a qualquer lugar. Por isso também é excelente para o seu treino, até mesmo com uma xícara de café!


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?