Os BCAAs são compostos por 3 aminoácidos essenciais: a leucina, isoleucina e valina. Estes são chamados de essenciais porque o corpo não os consegue produzir, por isso há que tomar a quantidade certa, com a dieta certa. Os alimentos como a carne vermelha e lacticínios são fontes excelentes de aminoácidos, mas as carnes de aves também contêm BCAAs, assim como os batidos de proteína do soro do leite. Quem pratica um treino intenso, mas não tem uma boa ingestão de aminoácidos, não irá conseguir um grande desenvolvimento muscular, uma vez que o sistema imunológico acaba por enfraquecer e depois o corpo adoece. Cerca de 35% do nosso tecido muscular é composto por leucina, valina e isoleucina, num rácio de 2:1:1 respetivamente, por isso para se obter uma absorção mais eficaz, vale a pena tomar um suplemento de aminoácidos com o mesmo rácio.
As formas livres de BCAAs são uma ótima opção, porque são digeridas imediatamente e entram logo na circulação. Quem procura evitar a perda muscular, convém tomar os BCAAs antes, durante e após o treino e deve-se fazer isso não só quando se treina com pesos, mas também quando se praticam desportos de resistência. Os especialistas recomendam tomar 10-10 gramas antes e depois do treino para permanecer num estado anabólico e isto é também importante quando estamos numa fase de definição e aumento de músculo.
Quando fazemos exercício, colocamos o corpo sob stress. O stress, por sua vez, enfraquece o sistema imunológico, por isso é que o consumo de vitaminas e minerais é tão importante quando se pratica desporto, contudo isso não chega quando queremos desenvolver o músculo! Quando praticamos exercício, as fibras musculares sofrem micro lesões, e o músculo só cresce ao reparar essas micro lesões. A este processo chama-se de regeneração muscular, e para que isso aconteça, o corpo precisa de aminoácidos.
Quando fazemos dieta e desportos ativos, é muito importante consumir uma dose mais elevada de aminoácidos, a fim de evitar a perda muscular que resulta dos processos catabólicos que resultam da falta de hidratos de carbono. Para além de uma dieta rica em proteína, com ovos, carne branca e peixe, etc., é também importante suplementar os músculos com uma nutrição imediata, e com suplementos, que se pode tomar logo após o treino.
Além da glutamina é essencial tomar BCAAs para aumentar o músculo. E porquê? Precisamos de BCAAs porque: