Vamos aprender um pouco sobre o pacote de produtos preparado pelos especialistas da BioTechUSA para podermos ter uma recuperação mais rápida e prevenir futuras lesões!
O corpo humano funciona como um mecanismo maravilhosamente concebido; precisa de uma equipa perfeita para trabalhar em conjunto ao mover vários componentes ao mesmo tempo. Quando observamos a colaboração dinâmica dos ossos, músculos e articulações, sabemos que o aspeto mais importante são as articulações. Para que todas essas engrenagens desse mecanismo que é o corpo humano funcionem bem, as articulações necessitam de nutrientes certos, especialmente quando sofrem um pouco de tensão ou lesões. Felizmente, há uma maneira de primeiro gastarmos os ténis, em vez das articulações!
As articulações servem para ligar os ossos de modo flexível e com estabilidade, o que faz com que estes possam mover-se em várias direções e com movimentos diferentes. Com esse mecanismo, conseguimos, por exemplo, alongar e flexionar os braços. Isso só é possível por causa da estrutura especial das articulações: a extremidade dos ossos é composta pela cartilagem, que basicamente, atua como uma proteção para os ossos e evita que estes friccionem uns nos outros. Este movimento é ainda melhorado pelo “lubrificante” produzido pela cartilagem, o chamado líquido sinovial. Por fim, existe a cápsula da articulação em si, que mantém intacta toda esta estrutura com o líquido sinovial. Depois existem também os ligamentos, músculos e tendões, que ligam os ossos e os deixam flexíveis, para que nos possamos mexer. Todos os movimentos que o corpo humano faz, são realizados com a ajuda das articulações, desde mexer os dedos do pé até aos movimentos intrínsecos de uma dança. No entanto, todos nós temos a tendência para ignorar as articulações, até que começam a nos doer.
As articulações gastam-se, dão estalos e doem, o que mais cedo ou mais tarde, nos traz desconforto e problemas. Isto acontece com a idade, uma vez que a circulação não é tão eficaz à medida que envelhecemos - os nutrientes que alimentam as cartilagens diminuem, e os ligamentos perdem a sua elasticidade. Com o tempo, os ossos começam a friccionar uns nos outros e a cartilagem hialina começa a gastar-se. Quando há uma fricção dos ossos, isso dá muitas dores. Não nos devemos enganar a pensar que só as pessoas idosas é que sofrem de cartilagens gastas. Infelizmente, há muita gente nova que tem uma pré-disposição hereditária para começar a sofrer destes sintomas logo muito cedo na vida. Para além do desgaste, existem outros fatores que também podem provocar dores, tais como uma mudança súbita no clima, uma infeção, que pode ser causada por uma simples constipação, ou até mesmos fatores genéticos. E, por fim, esse desgaste pode também ser causado por lesões ou excesso de exercício. Antes de começarmos a pensar no trabalho árduo físico ou no desporto competitivo, temos que pensar no tipo de atividades comuns que fazemos. Mesmos os movimentos repetitivos que fazemos todos os dias podem causar dor: pensamos, por exemplo, na pessoa que trabalha com um computador e que começa a sentir dores nos punhos. Há que pensar também que o excesso de peso coloca uma sobrecarga nas articulações, e causa também outros problemas. Ironicamente, quando as pessoas querem emagrecer e treinam demasiado, podem causar mais problemas às suas articulações, do que quem tens uns quilinhos a mais.
Infelizmente, as dores nas articulações são comuns mesmo para as pessoas que têm um estilo de vida saudável e até para os atletas. Um problema bem conhecido é o cotovelo de tenista que, apesar do nome, não é apenas “privilégio” dos tenistas. Quando se treina sem aquecimento, ou se começa a treinar com pesos mais pesados, sobrecarregamos as articulações e podemos até sofrer lesões. Entre outros tipos de lesões, no topo da lista temos os problemas de calcanhar e joelhos. As articulações das pernas são muito sensíveis e por vezes muito sobrecarregadas. Pensa nisto: um treino de pernas simples equivale a 250 dias de uso normal e quando corremos, as articulações dos joelhos absorvem um impacto que equivale a 8 vezes o nosso peso corporal. Basta um movimento incorreto e podemos sofrer uma entorse ou luxação. Uma entorse ocorre quando o osso se desloca fora do sítio, o que pode causar tensão ou até mesmo uma rutura na cápsula e no ligamento. Quando ocorre uma luxação, o problema é mais sério, porque o osso fica deslocado e temos que ir ao médico para o reposicionar.
Será que começas o dia a estalar as articulações? Queres deixar de sentir as dores que te limitam os movimentos? Não queres deixar de praticar o teu desporto favorito por causa de uma lesão? Nunca é tarde demais para fortalecer as cartilagens e proteger as articulações. Sabemos que a prevenção é muito melhor do que uma recuperação lenta, e é muito melhor do que tomar um montão de medicamentos, especialmente quando temos vários sinais de alerta. O problema é que quando temos um dia bem agitado, nem sempre temos tempo para ter uma dieta equilibrada. É nessas alturas que os suplementos dietéticos, vitaminas e reforçadores do sistema imunitário ajudam imenso. A equipa de especialistas da BioTechUSA escolheu os produtos mais procurados e preparou um pacote especial para ti.
Neste pacote especial, temos os comprimidos de Spirulina. A spirulina é uma alga esverdeada, utilizada como parte da dieta dos astronautas. Esta é considerada como um superalimento, uma vez que é um micro-organismo que reforça todo o sistema imunológico, e ajuda o corpo a se auto curar, por isso é geralmente usado como um ingrediente para tratar as artrites. Os comprimidos Arthro Guard também contêm ingredientes ativos ótimos para uma boa recuperação: este produto é específico para alimentar as articulações com os nutrientes certos. Este contém um rácio equilibrado de manganésio, glucosamina, condroitina e colagénio. Estes ingredientes, que também estão presentes em ossos e cartilagens e em alguns alimentos, são os mais usados para tratar a dor das artrites. O ingrediente MSM também é utilizado na recuperação das articulações no produto MSM + Vitamina C da BioTechUSA. (Aqui está um facto interessante: este é também usado para ajudar na recuperação dos cavalos de corrida, quando sofrem lesões.) O teor de vitamina C induz o corpo a produzir colagénio, o qual é essencial para manter os ossos e cartilagem saudáveis.
Para verificar as doses diárias ideais dos nossos produtos, consulta a imagem, que inclui também os tipos de treino. Não te esqueças que o melhor remédio para um bom movimento é a atividade física em si. Isto significa que deves praticar desporto de maneira inteligente, com o devido aquecimento e exercícios próprios para evitar desgastar mais as articulações.