Spirulina - O suplemento do sistema imunológico

Queres emagrecer, resolver o problema das alergias ou procuras um suplemento proteico natural? Então a Spirulina algae é o que precisas. Vamos ver quais os seus benefícios.
15.08.2018

Spirulina

O que é a Spirulina algae?

Fecha os olhos e imagina um alimento mágico que é eficaz na prevenção do cancro, torna a pele brilhante e ajuda também durante a época das alergias. Para além destes benefícios, as refeições preparadas com este ingrediente vão ajudar os astronautas futuros a sobreviver a viagem até Marte e serem felizes. Mas vamos descer agora até à Terra e descer até ao fundo dos oceanos, onde vive a spirulina, o “ouro verde”, ou a rainha dos alimentos, como é chamada por vezes.

 

Elixir de algas azul-verde

Este alimento fantástico é uma das criaturas mais antigas do nosso planeta. A spirulina é derivada das algas verdes que contêm filamentos minúsculos que vivem em água salgada e não têm raízes ou folhas, nem sequer um núcleo ou membrana celular. A sua estrutura simples torna-a num alimento fabuloso. Graças à sua estrutura primitiva, não só absorve todos os materiais que necessita no seu ambiente, mas também é fácil de digerir. É assim que os cerca de 4000 ingredientes ativos que contém podem ser utilizados diretamente pelo corpo humano. De acordo com a OMS o seu valor nutricional é superior ao de qualquer outro alimento. Talvez não saibas, mas a spirulina contém 4 vezes mais proteína do que o peixe ou a carne, por isso, é essencial para suplementar a proteína para quem é vegetariano. A spirulina é muito rica em minerais: contém ferro, potássio, magnésio, sódio, fósforo e cálcio e possui também um excelente teor de vitaminas. Por exemplo, a spirulina contém 40 vezes mais betacaroteno do que o espinafre. Derivado à sua complexidade única, os investigadores consideram a spirulina o alimento mais saudável na Terra, desde que foi redescoberta nos nossos tempos modernos.

 

De refeições em Marte a iguarias dos deuses

A ciência esqueceu-se desta microalga durante séculos. No entanto, segundo as crónicas dos conquistadores espanhóis, até os guerreiros maias e astecas deviam a sua força extraordinária aos bolos que faziam de spirulina. Foi um especialista em botânica belga que descobriu o potencial inerente deste micro-organismo durante uma expedição em 1964. Hoje em dia, a spirulina é considerada a epítome dos suplementos alimentares, e os pesquisadores da NASA afirmam que esta é a melhor solução para a crise alimentar que existe no mundo. A spirulina é cultivada na Estação Espacial Internacional e é um componente principal de muitos pratos preparados para os astronautas.

 

Os efeitos benéficos da spirulina

Esta bomba que reforça o sistema imunológico é refrescante e dá energia. Possui um efeito antioxidante, por isso protege contra os radicais livres que são os responsáveis pelo processo de oxidação. É também indicada para os pacientes que sofrem de anemia. O seu efeito energético é derivado da Vitamina B12 que reduz a fadiga durante a gravidez ou uma dieta. Esta é muito boa para ser tomada durante uma dieta, uma vez que reforça o metabolismo, dá uma sensação de saciedade no cérebro e reduz o apetite. Para além de ser útil para quem quer emagrecer, a spirulina é também muito boa para quem procura praticar uma dieta alcalina ou quem sofre de refluxo gástrico, uma vez que ajuda o corpo a voltar ao seu equilíbrio. Como é absorvida muito rapidamente, pode ser eficaz contra a diarreia, visto que ajuda o sistema digestivo a recuperar muito mais rapidamente. Serve para reforçar o sistema imunológico completo, pelo que é muito benéfico para quem sofre de alergias.

 

Benefícios da spirulina contra alergias

Uma das doenças mais comuns hoje em dia e que nos afetam bastante são as alergias. Quando o corpo apanha uma substância inofensiva e tem uma reação, -tal como um determinado alimento ou o pólen no ar, liberta um excesso de histaminas e, por conseguinte fica mais sensível do que o normal. Este excesso, por sua vez, causa vários sintomas tais como erupções na pele, pingo do nariz, olhos secos, comichão ou problemas gastrointestinais. Muitas vezes, nem mesmo os medicamentos para alergias conseguem apaziguar o sistema imunológico, ou os muitos efeitos que este causa. A ficocianina é uma substância da spirulina, com uma cor azulada, que ajuda a decompor as histaminas. Com a spirulina, até as pessoas que estão constipadas conseguem respirar fundo.

O uso diário de spirulina

Esta alga especial é um dos ingredientes mais utilizados na cozinha asiática. No Japão e na Indonésia até fazem batatas fritas de spirulina. Esta é obtida não só do mar ou dos lagos salgados, como é produzida industrialmente em cultivo, em regiões subtropicais tais como a Tailândia ou o Havai. A produção global total excede as 4000 toneladas por ano. Esta quantidade deriva da grande procura que existe para este suplemento, cada vez mais procurado. Pode ser consumida em pó misturada com sumo de fruta, batidos ou sopas. A spirulina tem um gosto particular, mas se achares um pouco forte podes tomar em cápsula ou comprimido. O BioTechUSA Spirulina 100 tablet pode ser tomado diariamente. Um comprimido contém 450 mg de spirulina. A dose recomendada é de um máximo de 8 comprimidos por dia.


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?