Beneficios da Spirulina

Acompanha-nos neste artigo e fica a saber tudo que sempre que quiseste saber sobra a Spirulina e os seu benefícios para a tua saúde e para o teu físico.
04.04.2020

Beneficios da Spirulina

A spirulina é um suplemento dietético obtido a partir de cianobactérias. O uso da spirulina para a alimentação não é novo, visto que existem provas do seu consumo por parte dos astecas.

A humanidade conhece esta bactéria há séculos, mas foi apenas na última metade do século XX que começou a ser utilizada industrialmente. O seu cultivo industrial não se iniciou até 1962.

Os seus principais consumidores são os vegetarianos, essencialmente devido a alguns dos seus benefícios: elevado conteúdo em proteínas de alto valor biológico, facilidade e versatilidade de uso.

O que é a Spirulina Algae?

A spirulina é um organismo que cresce em água doce e salgada. É um tipo de cianobactéria, uma família de micróbios unicelulares que são frequentemente chamados de algas verde-azuladas.

As cianobactérias podem produzir energia da luz solar através de um processo chamado fotossíntese. A spirulina foi consumida pelos antigos astecas, mas tornou-se popular novamente quando a NASA propôs que ela pudesse ser cultivada no espaço para uso dos astronautas.

Uma dose diária padrão de spirulina é de 1 a 3 gramas, mas doses de até 10 gramas por dia foram usadas com eficácia e sem efeitos nefastos. Esta pequena alga está cheia de nutrientes. Uma única colher de sopa (7 gramas) de spirulina em pó seca contém:

- Proteína: 4 gramas

- Vitamina B1 (tiamina): 11% da RDA

- Vitamina B2 (riboflavina): 15% da RDA

- Vitamina B3 (niacina): 4% da RDA

- Cobre: ​​21% da RDA

- Ferro: 11% da RDA

Também contém quantidades decentes de magnésio, potássio e manganês, e pequenas quantidades de quase todos os outros nutrientes que necessitamos. Além disso, a mesma quantidade contém apenas 20 calorias e 1,7 gramas de hidratos de carbono digeríveis.

Grama por grama, a spirulina pode ser o alimento mais nutritivo do planeta. Uma colher de sopa (7 gramas) de spirulina fornece apenas uma pequena quantidade de gordura - cerca de 1 grama.

A qualidade da proteína na spirulina é considerada excelente, sendo mesmo comparável à dos ovos, fornecendo todos os aminoácidos essenciais que necessitamos.

Benefício da Spirulina para a saúde

Benefício da Spirulina para a saúde

1. Spirulina e alergias

A renite alérgica é caracterizada por inflamação nas passagens nasais, sendo desencadeada por alérgenos ambientais, tais como pólen, pêlos de animais ou até pó de trigo.

A spirulina é um tratamento alternativo popular para sintomas de renite alérgica.

Num estudo realizado com 127 pessoas com renite alérgica, 2 gramas por dia de spirulina reduziram drasticamente sintomas como a secreção nasal, espirros, congestão nasal e coceira.

2. Spirulina e desintoxicação

Os danos oxidativos podem danificar o nosso ADN e células, podendo levar a um estado inflamação crónica, o que contribui para o cancro e outras doenças.

A spirulina é uma fonte fantástica de antioxidantes, que pode proteger contra danos oxidativos., sendo que seu principal componente ativo é chamado de ficocianina. Esta substância antioxidante também confere à spirulina a sua cor verde-azulada única.

A ficocianina pode combater os radicais livres e inibir a produção de moléculas de sinalização inflamatória.

3. Spirulina para a saúde cardiovascular

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. Diversos fatores estão correlacionados a um risco aumentado de doença cardíaca.

A spirulina afeta positivamente muitos desses fatores. Por exemplo, pode diminuir o colesterol total, o colesterol LDL “mau” e os triglicéridos, enquanto aumenta o colesterol HDL “bom”.

Num estudo realizado em 25 pessoas com diabetes tipo 2, 2 gramas de spirulina por dia melhoraram significativamente estes marcadores.

4. Spirulina como renovador celular

O sistema imunológico é fortalecido a partir da enorme quantidade de vitamina E e de Zinco que a spirulina fornece. Estes componentes estimulam a produção das chamadas “células T” – responsáveis pela identificação de invasores no organismo – e aminoácidos capazes de fazer renovação celular, imprescindível para quando o organismo está debilitado em caso de stress, estilo de vida ou doença, entre outros.

5. Spirulina para a pele, cabelos e unhas

A spirulina melhora o processo do metabolismo que remove as toxinas do corpo. A sua elevada concentração de clorofila remove os radicais livres e torna a pele bem mais suave e macia.

A manutenção das unhas saudável é também um dos principais benefícios da spirulina. Devido a ser rica em ferro, clorofila, vitamina B12 e A, spirulina torna-se um grande alimento para unhas saudáveis, bem como incentivadora do crescimento das mesmas.

A perda de cabelo é um problema comum com que as pessoas se deparam. Por ser rica em cobre e ferro, a spirulina inibe a perda excessiva de cabelo. Tomar spirulina em forma de comprimido ou pó ajuda na prevenção da queda e manutenção da saúde do cabelo.

Beneficios da spirulina na composição corporal

Beneficios da spirulina na composição corporal

A spirulina, devido a todas as propriedade que referimos anteriormente pode ser uma excelente aliada na composição corporal, podendo ajudar a perder gordura, ganhar massa muscular, manter a forma física e ingerir todos os micronutriente s que necessitamos.

Estes efeitos positivos na composição corporal dão-se essencialmente devido à spirulina ser:

1. Rica em proteína:

A spirulina contém cerca de 4 gramas de proteína pura por cada 7 gr de produto, o que a torna realmente um alimento bastante rico em proteína, e como todos sabemos o consumo de proteína é vital ao ser humano sendo essencialmente importante na manutenção da massa muscular quando fazemos dieta e na construção de massa muscular;

2. Rica em aminoácidos:

A spirulina é rica nos chamados aminoácidos essenciais, que são aqueles que o nosso organismo não consegue sintetizar, e portanto temos que os obter através da alimentação. A spirulina é composta de 53 a 62% de proteína, grande parte dela comparável à proteína encontrada no leite e na soja. É inclusive indicada como suplemento alimentar para atletas que pretendam melhorar o seu rendimento e forma física;

3. Beneficios dos micronutrientes da spirulina:

Os diversos micronutrientes encontrados na spirulina e já referidos anteriormente possuem um sem fim de benefícios para o corpo humano que indirectamente irão contribuir para uma melhor perca de gordura, ganho de massa muscular e manutenção da saúde.

Entre estes benefícios destacamos:

- Melhoria das alergias

- Efeito desintoxicante

- Melhoria da saúde cardiovascular

- Efeitos de renovação celular

- Melhoria no aspecto e qualidade da pele, unhas e cabelos

- Diminuição do colesterol

- Aumento da saciedade devido ao alto conteúdo de fibra

- Entre outros.

A quem se recomenda a Spirulina?

Basicamente a spirulina pode ser recomendada a todas as pessoas que queiram melhorar a sua saúde, pois a sua variada e completa composição adapta-se a imensas situações.

Se quisermos ser mais específicos, as pessoas que irão beneficiar mais com a toma de spirulina serão as pessoas com:

- Problemas de digestão

- Colesterol alto

- Problemas cardíacos

- Necessidade de desintoxicar

- Alguns tipos de cancro

- Entre outros.

O uso diário de Spirulina

Spirulina - 100 comprimidos

Esta alga especial é um dos ingredientes mais utilizados na cozinha asiática. No Japão e na Indonésia até fazem batatas fritas de spirulina. Esta é obtida não só do mar ou dos lagos salgados, como é produzida industrialmente em cultivo, em regiões subtropicais tais como a Tailândia ou o Havai.

A produção global total excede as 4000 toneladas por ano. Esta quantidade deriva da grande procura que existe para este suplemento, cada vez mais procurado. Pode ser consumida em pó misturada com sumo de fruta, batidos ou sopas. A spirulina tem um gosto particular, mas se achares um pouco forte podes tomar em cápsula ou comprimidos.

A Spirulina Biotech USA pode ser tomada diariamente. Um comprimido contém 450 mg de spirulina. A dose recomendada é de um máximo de 8 comprimidos por dia.

José Quinta


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