Tudo o que necessitas saber sobre a Vitamina B3 (Niacina)

Hoje vamos falar sobre os benefícios para a saúde da Vitamina B3 e os seus efeitos na produção de energia no corpo humano.

05.02.2021

Tudo o que necessitas saber sobre a Vitamina B3 (Niacina)

No artigo de hoje vamos dar-te a conhecer tudo acerca da Vitamina B3, comummente conhecida como niacina: benefícios, funções e quantidades necessárias, bem como as melhores fontes da mesma e os problemas que podem surgir derivados de deficiência da vitamina em questão.

O que é a Vitamina B3 (Niacina)?

A Vitamina B3, também conhecida como niacina, ácido nicotínico ou vitamina PP, é uma das vitaminas hidrossolúveis pertencentes ao complexo B. O nosso organismo armazena doses muito pequenas desta vitamina por isso é recomendada a sua ingestão diária, de forma a manter uma dieta equilibrada. Desempenha importantes funções no organismo, tais como como melhorar a circulação sanguínea, aliviar enxaquecas, baixar o colesterol e melhorar o controlo da diabetes.

Esta vitamina pode ser encontrada em alimentos como carnes, frango, peixes, ovos e vegetais, sendo também adicionada em produtos como a farinha de trigo e a farinha de milho.

O consumo adequado de niacina é importante para manter o funcionamento adequado das seguintes funções no organismo:

  • Baixar os níveis de colesterol;

  • Produzir energia para as células;

  • Manter a saúde das células e proteger o ADN;

  • Manter a saúde do sistema nervoso;

  • Manter a saúde da pele, da boca e dos olhos;

  • Prevenir cancro de boca e de garganta;

  • Melhorar o controlo da diabetes;

  • Melhorar os sintomas de artrite;

  • Prevenir doenças como Alzheimer, catarata e arteriosclerose.

A deficiência de niacina provoca o aparecimento de pelagra, uma doença grave que gera sintomas como manchas escuras na pele, diarreia intensa e demência.

Um adulto norma saudável deve consumir entre 16 a 18 mg diárias para garantir o correcto funcionamento do organismo.

De forma a garantires a toma diária necessária de niacina recomendamos a toma de um complexo B, ou de um multivitamínico, sobre o qual podes ficar a saber mais nos nossos artigos:

Como funciona a Vitamina B3?

Como funciona a Vitamina B3?

A Vitamina B3, ou niacina, ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, quando usada de forma adequada, oferece benefícios tanto na redução do colesterol quanto na desintoxicação. Pessoas com níveis elevados de colesterol devem observar melhorias depois de seguir uma dieta adequada de alimentos crus, de preferência por meio de um bom programa de sumos, em conjunto com as gorduras adequadas na dieta. No entanto, para as pessoas que não respondem à cura pela dieta, parece que a niacina será uma alternativa muito mais segura e menos cara aos medicamentos que podem trazer complicações graves.

Niacina é vitamina B3 e junto com B1 e B2 é necessária para a desintoxicação do corpo. A niacina é necessária para a produção de energia, digestão adequada, produção de hormonas, expressão genética, sistema nervoso e pele saudáveis. Não podemos viver sem ela. Uma certa quantidade pode ser produzida no corpo a partir do aminoácido triptofano, encontrado em carnes, lacticínios e ovos, se houver B1, B2 e B6 adequados.

7 Benefícios da Vitamina B3 para a saúde

Embora seja difícil num país moderno seja muito difícil padecer de deficiência de Vitamina B3, é facto que pode acontecer e os seus sintomas mais comuns são perca de memória, confusão mental, fadiga, depressão, dor de cabeça, diarreia e problemas de pele.

Os principais benefícios desta vitamina para a saúde são:

1. Reduz o colesterol LDL: A niacina tem sido utilizada desde 1950 para tratar o colesterol alto, podendo reduzir os níveis de colesterol LDL, chamado “mau” colesterol em 5 – 20%, ao mesmo tempo que aumenta os níveis do colesterol “bom”, o HDL;

Potencia a função cerebral

2. Potencia a função cerebral: o nosso cérebro precisa de niacina para obter energia e funcionar adequadamente. Na verdade, a “névoa cerebral” e até mesmo alguns sintomas psiquiátricos estão associados à deficiência de niacina, e o consumo da mesma pode até tratar alguns tipos de esquizofrenia, pois ajuda a desfazer os danos às células cerebrais que ocorrem como resultado da sua deficiência, podendo inclusive ser útil na manutenção de funções cerebrais em caso de Alzheimer;

3. Melhora a pele: a niacina pode ajudar a proteger as células da pele, quer seja usada via oral ou sob forma de creme, podendo ajudar a prevenir alguns cancros de pele;

4. Trata a pelagra: a pelagra é uma das principais consequências da deficiência de niacina, então para tratar esta condição a única forma é suplementar com niaciana para reverter o défice;

5. Baixa os triglicéridos: a niacina também pode diminuir consideravelmente o nível de triglicéridos no sangue, através da inibição de uma enzima envolvida na síntese de triglicéridos;

6. Pode ajudar a prevenir doenças cardíacas: para além do efeito da niacina no colesterol ser positivo para a função cardíaca, também a sua acção redutora do stress oxidativo e inflamação podem ser positivas para o coração;

7. Pode ajudar a tratar a diabetes tipo 1: a diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune que ataca e destrói as células produtoras de insulina no pâncreas. A niacina pode ajudar a proteger essas células e baixar o risco de diabetes tipo 1 em crianças em risco da mesma.

José Quinta


O que melhorarias neste artigo?




O conteúdo podia ser...





Cancelar

GOSTAS DESTE ARTIGO?