Você tem o metabolismo lento? Confira as dicas do acelerador de metabolismo!

Você não precisa ser vítima do metabolismo lento! Aqui estão algumas dicas do acelerador do metabolismo para eliminar tudo o que impede seu desenvolvimento e perda de peso!

27.09.2019

O que é metabolismo?

O que é metabolismo?

O metabolismo indica quanta energia seu corpo consome e quantas calorias ele queima por dia.

Para começar, você deve calcular seu metabolismo diário. Ele mostrará quanta energia você usaria se permanecesse parada durante um dia inteiro. Ou seja, quando você não se move, também usa energia (queima calorias). É por meio dessa energia que seu coração bate, você respira e mantém a temperatura corporal.

Para calcular sua necessidade diária de energia, você precisa adicionar a energia consumida durante suas atividades diárias à taxa básica de metabolismo ou à necessidade calórica básica.

O seu metabolismo depende do que?

Alguns fatores afetam seu metabolismo, mas também o metabolismo básico. Em outras palavras, no estado de repouso de sua necessidade de energia. Vamos conferir quais são eles!

Sexo

Homens têm uma maior taxa de consumo de energia, portanto sua taxa metabólica também é superior. A porção de massa muscular é maior no corpo deles e o tamanho dessa massa prova que os músculos queimam três vezes mais calorias do que as células de gordura. Isso explica por que os homens têm um metabolismo melhor.

Idade

Conforme envelhecemos, o metabolismo diminui e o consumo de energia torna-se menor. Portanto, a necessidade calórica é igualmente um aspecto importante na determinação do metabolismo básico.

Massa corporal

O peso também influencia o consumo de energia. Por essa razão, faz diferença se o seu corpo precisa carregar 1 - 2 kg ou 10 kg extras. Isso é algo positivo se esse peso a mais for composto por massa muscular, tendo em vista que os músculos têm maior consumo metabólico.

Condições de saúde

Algumas doenças também influenciam o metabolismo, como, por exemplo, o hipotireoidismo, no qual há diminuição do metabolismo, enquanto o hipertireoidismo faz com que o metabolismo básico se torne mais rápido.

Genética

Naturalmente, as pessoas têm a digestão, o metabolismo e a composição corporal diferentes. Há aquelas cujo corpo possui um metabolismo lento, sendo mais suscetível à obesidade, assim como aquelas que têm a compleição física mais magra. Claro que estas questões não podem ser uma desculpa para ninguém, considerando-se que existe a possibilidade de combatê-las.

Quantidade de exercício

A atividade física é o fator mais influente sobre o consumo de energia, ou seja, sobre o metabolismo. A quantidade de exercício, o tipo de trabalho, a regularidade da prática de esportes e a qualidade de vida estão afetando o consumo de energia.

Como descobrir se você tem o metabolismo lento?

O metabolismo diminui um pouco à medida em que envelhecemos, mas isso pode ser facilmente combatido.

A adoção de uma dieta com baixas calorias (que está abaixo da taxa metabólica básica) força o seu corpo a mudar para o “modo reserva”. Dessa forma, o consumo de energia é ainda mais reduzido.

Outros fatores incluem falta de exercício e refeições irregulares, especialmente se houver intervalos muito longos entre os dois. Nosso corpo recebe energia e se desenvolve com a ajuda dos processos metabólicos.

Quais são os sintomas do metabolismo lento?

  • Se os quilos extras sempre se acumulam — principalmente nas áreas da barriga e cintura —, você sente não sente mudanças apesar de praticar esportes e viver um estilo de vida saudável.

  • Você sofre frequentemente com flatulência e é difícil evacuar.

  • Deficiência hormonal, dificuldade para digerir açúcar ou outros problemas digestivos.

Vale a pena manter o metabolismo funcionando perfeitamente, assim você poderá evitar problemas cardiovasculares e metabólicos. Basta dedicar um pouco mais de tempo no dia a dia para ter um estilo de vida consciente.

Recomendações para acelerar o metabolismo: agite seu corpo!

Recomendações para acelerar o metabolismo: agite seu corpo!

A palavra metabolismo geralmente é mal interpretada, sendo relacionada a treinos ou nutrição. Muitas pessoas afirmam que são incapazes de alcançar seus objetivos porque tem um metabolismo geneticamente lento. Embora a genética exerça influência importante sobre o metabolismo, não chega ao ponto de ser a única. A boa notícia é que você pode tomar atitudes para acelerar isso!

Comece se exercitando!

Uma das maneiras mais fáceis de acelerar o metabolismo é praticando um esporte regularmente e fazer mais exercícios. Nosso corpo não só queima mais energia durante a prática de esportes, como o desenvolvimento dos tecidos musculares acompanha uma maior demanda por energia.

Ao praticar esportes por cerca de 1 hora, a demanda metabólica aumenta em cerca de 400-600 calorias. Claro que estas informações variam de acordo com o tipo de atividade esportiva, corpo e peso, entre outros fatores.

A quantidade de atividade esportiva deve ser definida de forma personalizada, dependendo da resistência e da rotina de quem irá praticá-la. Entretanto, uma hora a uma hora e meia três vezes por semana é a recomendação padrão, especialmente para quem trabalha sentado. Praticar esportes também é uma ótima maneira de amenizar o estresse, oferecendo então benefício duplo! Vale a pena procurar uma atividade que seja prazerosa, que consiga praticar a longo prazo. Esse é o segredo do sucesso.

Treino intervalado

Treino intervalado é um ótimo método para acelerar o metabolismo porque o mantém em um nível elevado não apenas durante o treinamento, mas nas horas seguintes. Siga alternando exercícios de meio minuto com cerca de 80-90% de intensidade, com 1-2 minutos de exercício de menor intensidade.

Imagine como se fosse um carro. Se você ficar acelerando e reduzindo a velocidade continuamente, o carro vai consumir muito mais combustível do que se você mantivesse uma velocidade estável. O mesmo acontece com nosso corpo.

Exemplo: correr a 11km/h na esteira por 30 segundos, depois andar por 1 minuto a 3km/h.

Levantamento de peso

O treino de levantamento de peso, semelhante ao intervalado, também continua acelerando o metabolismo nas horas seguintes ao exercício. Para que isso aconteça, evidentemente, levantar um pesinho de 1kg enquanto lê as notícias do dia não será suficiente. É preciso treinar intensamente.

Massa muscular

Basta ouvir falar em ganho muscular que muitas mulheres que fazem dieta para emagrecer se apavoram. Massa muscular traz à lembrança a imagem de um homem alto, largo, bastante musculoso. No entanto, esse medo não faz sentido.

Uma estrutura muscular atlética e definida é muito atraente, seja em homens ou mulheres. Ter um corpo sarado não é nada simples, mas do ponto de vista metabólico é um efeito particularmente benéfico. Ou seja, o tecido muscular é muito mais ativo do que o adiposo. Requer mais energia, assim, cada músculo consome cerca de 60-100 calorias extras.

Mude o seu jeito de se alimentar!

Mude o seu jeito de se alimentar!

Comer regularmente e a quantidade apropriada é a chave de uma dieta, e para acelerar o metabolismo, também.

Se o seu corpo sabe quanto tempo leva para ele recobrar a energia, então ele não precisa de reserva. A quantidade suficiente de calorias também é importante para impedir que o corpo comece a armazenar. Aqueles que estão em dieta frequentemente cometem o erro de combinar cardápios que estão abaixo da taxa de metabolismo basal, e mantê-los por um longo período. Como resultado de regimes com dietas milagrosas de 600-1000 calorias, o corpo entra em modo de armazenamento e tenta absorver até a última molécula de energia daquela pequena quantidade ingerida de alimento, portanto, ele diminui o gasto de energia do corpo. Naturalmente, quando ele obtém comida novamente após o término do regime, o modo de armazenamento do corpo é mantido e de repente os quilos começam a se depositar em nós.

5-6 refeições por dia

Este é um princípio básico em dietas, mas muitas vezes não é o suficiente. Comer por si só acelera o metabolismo, mas isto não significa que você deve correr para um restaurante que serve comidas prontas. Fazer refeições menores em várias ocasiões, apesar de fazer 3 grandes refeições.

Quando o seu corpo não recebe alimento suficiente, o metabolismo desacelera, pois está se protegendo da fome. Se você se alimenta irregularmente e/ou raramente, seu corpo pode se preparar para isto. Entretanto, se você come porções menores mais frequentemente, a cada 2-3 horas, seu corpo começa a calcular o reabastecimento. Resumindo, desta forma você não sentirá fome!

Coma pimentas!

Pimentas, especialmente as mais ardidas também têm o efeito de acelerar o metabolismo. Um dos ingredientes da pimenta, a capsaicina, por exemplo acelera o metabolismo e reduz o apetite. Além do efeito estimulante, acelerador do metabolismo, a pimenta também é eficiente contra vírus, de acordo com a medicina popular.

Os ingredientes ativos do gengibre estimulam a produção das enzimas digestivas do estômago, melhorando assim o processo digestivo. É uma escolha particularmente boa junto a refeições de alto conteúdo proteico. Óleos voláteis de alho também ajudam a acelerar o metabolismo, mas são muito bons para fortalecer o sistema imunológico, bem como contra a flatulência. Mas tenha cuidado, se esforce para conquistar o equilíbrio, porque ao ingerir muita pimenta você pode sobrecarregar seu estômago e intestinos.

Coma muitas frutas e proteínas!

A ingestão de proteínas requer uma quantidade maior de energia do corpo por si só, porque ela é mais difícil de ser digerida; no entanto, o tecido muscular desenvolvido pela prática de esportes também resulta em maior gasto de energia, o que acaba acelerando o metabolismo. Vale a pena ingerir fibras em todas as refeições, as quais podem ser extraídas dos vegetais, frutas e grãos integrais.

As fibras ajudam na limpeza e digestão também, mas elas têm um enorme papel na formação de um nível de açúcar estável no sangue. Contribuem para limpar os resíduos de alimentos e proteínas paradas nas vilosidades, além de prevenir processos inflamatórios. É por isso que vale a pena comer quaisquer tipos de vegetais, ou saladas junto com as refeições.

Use ingredientes naturais!

Vale a pena evitar alimentos processados pré-preparados cheios de aditivos.

Os alimentos que nosso corpo não precisa sobrecarregam o metabolismo, porque é difícil para ele secretá-los, e muitas vezes são armazenados como depósitos de gordura.

Em vez disso é melhor escolher aqueles tipos de alimentos, que passaram pelo menor número possível de métodos de processamento. Falando mais claramente seria que eles deveriam estar o mais próximo possível de seu estado natural. Precisamos dos nutrientes, não de aditivos desnecessários. Busque ao redor do seu bairro para saber onde você pode adquiri-los e sempre planeje sua semana com antecedência.

Mais líquidos!

Mais líquidos!

A água desempenha um vasto número de papéis em nosso corpo, por exemplo acelerar o metabolismo. Você pode sentir fome devido à desidratação, e assim você pode comer mais do que o necessário.

60-70% do corpo é composto por água. Ela assegura a pressão sanguínea e circulação adequadas, transportando dessa forma os nutrientes e oxigênio para as células. Tem um papel crucial em termos de digestão, absorção e eliminação de fibras não solúveis. Contribui para a regulação do equilíbrio da acidez e da temperatura do corpo. É recomendável ingerir no mínimo de 3-4 litros de líquidos sem açúcar diariamente!

Beba água suficiente!

Água fresca é a melhor escolha. Geralmente não precisamos de adição de açúcar ou aditivos aromatizantes. A regularidade tem a mesma importância em termos de beber água como no caso da alimentação. Vale a pena beber menos, um copo de cada vez, porém com mais frequência. Certamente, você deve começar com um copo de água pela manhã. Não é recomendável beber quantidades maiores durante e antes das refeições, pois isso ocupa o espaço do alimento causando saciedade rapidamente, mas você também fica faminto em pouco tempo.

Isso também não deve ser exagerado, porque, por um lado, a quantidade excessiva de água sobrecarrega os rins, por outro lado, também pode causar hiponatremia, que pode ter sérias consequências.

Cafeína também ajuda!

A cafeína contida no café e no chá também tem um efeito de acelerar o metabolismo. Ela afeita principalmente o funcionamento da glândula tireoide, que é responsável por regular o metabolismo. Os chás verde, preto e mate contêm cafeína.

Porém, você pode tornar-se viciado em cafeína também, e quantidades exageradas (acima de 600 mg por dia) podem causar náusea, enjoos e tontura. Uma xícara de café contém 50 mg, um expresso 80 mg, enquanto uma xícara grande contém 90 mg de cafeína. 2-3 xícaras de café ou chá por dia não causarão de forma alguma quaisquer problemas, na verdade, de acordo com alguns estudos, as pessoas que bebem café moderadamente são mais saudáveis.

Há algumas pessoas que são mais sensíveis à cafeína, mas os especialistas não recomendam a ingestão após as 3 horas da tarde e de forma alguma 5-6 horas antes de dormir. Felizmente, há outras soluções sem estimulantes para impulsionar o metabolismo.

Para ter sucesso, cuide do seu metabolismo

Não culpe mais o seu metabolismo se você não consegue eliminar peso, porque você pode fazer muito para acelerá-lo! Cuide das suas refeições, pratique esportes regularmente, e você atingirá suas metas!

Dicas que você também pode seguir para acelerar seu metabolismo:

  • Faça um esforço para beber 3 litros de líquidos por dia, para tornar seu corpo bem hidratado e evitar comer por causa da sede.

  • Coma regularmente, pequenas porções a cada 2-3 horas, de forma que seu corpo não precise começar a armazenar.

  • Coma muitos vegetais e fibras, se você fizer isso, você vai ajudar o seu metabolismo e digestão, bem como fornecer minerais ao seu corpo, os quais também são importantes para o funcionamento do seu corpo e metabolismo.

  • Preste atenção na ingestão de proteínas, porque dessa forma você pode manter e desenvolver sua massa muscular, e assim aumentar o gasto calórico.

  • Coma alimentos naturais que tenham passado pelo mínimo processamento possível, e que você possa temperar um pouco!


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